John Stanmeyer
Alessandro Penso
William Daniels
Philippe Lopez
Goran Tomasevic
Tyler Hicks
Christopher Vanegas
Sara Naomi Lewkowicz
Julius Schrank
Fred Ramos
Andrzej Grygiel
Quinn Rooney
Peter Holgersson
Markus Schreiber
Carla Kogelman
Brent Stirton
Denis Dailleux
Christian Ziegler
Steve Winter

A exposição World Press Photo 2014 abriu esta quarta-feira ao público no Museu da Electricidade, em Lisboa, com as 53 fotos premiadas, captadas por outros tantos fotógrafos, oriundos de 25 países.

A mostra deste ano tem duas particularidades: os ingressos têm um custo de dois euros, revertendo a totalidade da receita para o projecto UMAD — Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio, da Fundação Gil, e as fotografias podem ser descarregadas para smartphones através da página oficial do World Press Photo na internet, uma funcionalidade a que acresce a possibilidade de ouvir o autor da imagem explicar as condições captou a imagem.

“Signal”, uma foto captada a 26 de Fevereiro de 2013 pelo fotógrafo norte-americano John Stanmeyer para a National Geographic na costa do Djibouti, com migrantes africanos a tentarem apanhar a rede de telemóvel da vizinha Somália foi a foto vencedora da edição deste ano do World Press Photo.

Esta foto venceu ainda o primeiro prémio na categoria de questões contemporâneas.

A exposição, que em Lisboa está patente até 24 de maio, irá percorrer 95 cidades de 54 países, disse a comissária da mostra, Femke van der Valk.

/Lusa