Tiago Petinga / Lusa
As pessoas que foram colhidas por uma onda, na praia da Costa Nova, em Ílhavo, nesta quinta-feira à noite, estariam a participar num culto religioso a Iemanjá. Uma delas está desaparecida, depois de ter sido arrastada pelo mar.
Apesar dos avisos de mau tempo e dos alertas enviados às populações, para não se aproximarem da orla costeira, um grupo de 10 pessoas deslocou-se à praia da Costa Nova, em Ílhavo, acabando por ser apanhado pelo mar.
O episódio ocorreu por volta das 20 horas de quinta-feira, 2 de Fevereiro, e causou a queda à água de quatro pessoas, mas três conseguiram sair do mar pelo próprio pé. A quarta, uma mulher de 34 anos, não teve a mesma sorte e encontra-se desaparecida.
Estas pessoas, que seriam naturais de Tondela e Águeda, estariam na praia para participar num “ritual religioso”, conforme avança o Jornal de Notícias. O diário aponta que “no areal eram visíveis vários artefactos e alimentos frescos” que indiciam esse dado.
Uma informação reforçada pelo Correio da Manhã que salienta que “as autoridades recolheram no local um conjunto de artefactos que indiciam a prática de um culto a Iemanjá”, considerada “a Rainha dos Mares” e “cujo dia se comemora precisamente a 2 de Fevereiro”.
O pescador Fernando Cardoso, que foi ao local quando ouviu as sirenes da polícia e das ambulâncias, corrobora esta versão, em declarações ao Público, notando que “dizem” que o grupo de pessoas estaria “a fazer um ritual qualquer”.
Este diário nota que as autoridades recolheram da praia “uma garrafa de vidro, velas, papaias, colares, sandálias, uma toalha e pratos de arroz doce“.
Estes dados não são confirmados pelas autoridades que prosseguem as buscas pela mulher desaparecida.
O comandante da capitania de Aveiro, Carlos Isabel, refere ao CM que enquanto se procura o corpo da vítima, decorre também um processo de averiguações na Polícia Marítima.
“Ao que tudo indica, as pessoas aproximaram-se demasiado da linha de água”, salienta Carlos Isabel, notando que as “buscas continuam por terra, por ar e por mar”.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”” ]
Estavam a fazer macumba !!