Anselmo Ralph / Facebook
Anselmo Ralph em concerto.
A semelhança física de uma mulher portuguesa com a mãe do cantor angolano Anselmo Ralph, e uma mentira de perna curta, valeram-lhe o despedimento. Isto porque três revistas cor-de-rosa publicaram fotos dela num concerto do músico quando tinha dito no trabalho que ia a uma consulta médica.
O caso é divulgado pelo jornal Público que cita uma deliberação da Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC), depois de a mulher despedida ter feito queixa das revistas que publicaram fotografias suas num concerto de Anselmo Ralph.
As revistas TV Mais, Flash e TV Guia publicaram imagens de Sandra Marisa do Céu, uma mulher portuguesa, como se ela fosse a mãe de Anselmo Ralph.
O problema é que as fotografias foram tiradas num concerto no Campo Pequeno, em Lisboa, a 9 de Dezembro de 2016. Nesse dia, Sandra Marisa do Céu tinha dito à entidade empregadora que não podia ir trabalhar porque ia a uma consulta médica.
Apanhada no concerto pelo patrão, que a reconheceu nas fotografias das revistas, a mulher acabou por ser despedida.
Em consequência disso, ela apresentou queixa na ERC contra as três publicações, acusando-as de terem desrespeitado “os direitos à imagem e à reserva da intimidade da vida privada e familiar”, conforme se pode ler na deliberação divulgada pela Entidade.
Sandra Marisa do Céu acusa os jornalistas das revistas de “mau profissionalismo” por, sem conhecimento de causa, assumirem “uma mentira como sendo realidade
, sem sequer terem o cuidado e a diligência de, pelo menos, se informarem” de quem ela “era ao certo e de quem era a verdadeira mãe do cantor Anselmo Ralph”.A queixosa argumenta que, depois da publicação das imagens, “tem «vivido sempre em sobressalto», pois já foi «abordada por desconhecidos na rua» que lhe fazem perguntas acerca do cantor”, conforme cita a ERC.
“A situação alterou a sua vida, deixando-a nervosa e afectando o seu desempenho profissional”, escreve-se ainda na deliberação, onde se cita Sandra Marisa do Céu a lamentar que até o filho tem sido “questionado, na escola, «em tom de chacota», sobre a suposta relação familiar com Anselmo Ralph”.
A decisão da ERC dá razão à queixosa, considerando “a inobservância do rigor informativo e, em consequência desta falta, a violação do direito à imagem” de Sandra Marisa do Céu.
A queixa contra a TV Mais acabou contudo, por ser arquivada, uma vez que a revista publicou um pedido de desculpas à visada na edição seguinte à publicação das imagens.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”” ]
ah ah ah, bem feito !