Uma investigação surpreendente apurou que os movimentos que se executam durante um ritual de oração muçulmano, ajudam a aliviar as dores de costas. Isto porque são semelhantes ao que se fazem durante a Yoga ou em tratamentos de terapia física.

A pesquisa, realizada na SUNY – Universidade do Estado de Nova Iorque, em Binghamton, nos EUA, analisou o ritual islâmico conhecido comoSalat que é executado cinco vezes por dia, por mais de 1,5 biliões de muçulmanos em todo o mundo.

Os crentes começam por fazer uma vénia, depois ajoelham-se e de seguida, colocam as testas no chão, rezando em direcção a Meca, na Arábia Saudita.

Se forem executados de modo correcto e de forma regular, estes movimentos podem reduzir as dores na parte inferior das costas, adianta a pesquisa, publicada no Jornal Internacional de Engenharia Industrial e de Sistemas.

Mohammad Khasawneh / Binghamton University - State University of New York

Movimentos do Salat, oração da religião muçulmana.

Os movimentos são “semelhantes aos da Yoga ou de exercícios de intervenção

de terapia física usados para tratar a dor lombar”, explica o professor do Departamento de Ciência de Sistemas e de Engenharia Industrial da SUNY, Mohammad Khasawneh, um dos autores do estudo.

“A oração pode eliminar o stress físico e a ansiedade, enquanto também há pesquisas que indicam que os rituais de oração podem ser considerados um tratamento clínico efectivo para disfunções neuro-músculo-esqueléticas“, acrescenta o investigador, citado pelo ScienceDaily.

O estudo focou-se nos movimentos da oração islâmica, mas os seus responsáveis notam que há gestos semelhantes em rituais cristãos e judeus.

Os investigadores analisaram estatísticas com base em movimentos gerados pelo computador a partir de pessoas indianas, asiáticas e americanas saudáveis e de participantes com dores de costas.

“Com base no nível de dor, pode ser identificada uma combinação de ângulos de costas e de joelhos”, garante Khasawneh, concluindo que “os movimentos podem, seguramente, ser considerados um tratamento clínico para a dor lombar“.

Todavia, as dores de costas podem aumentar se os movimentos forem executados de forma desadequada, alertam os investigadores.

[sc name=”assina” by=”SV, ZAP” source=”” ]