Já morreram mais pessoas em Portugal, neste ano, do que em igual período do ano passado, com especial destaque para o  mês de Março, onde a taxa de mortalidade aumentou, mesmo sem contar com as vítimas de Covid-19. A Direcção Geral de Saúde (DGS) está a investigar.

O jornal i avança que há um aparente aumento do número de mortes em Portugal, nas últimas semanas, considerando os dados do sistema nacional de Vigilância de Mortalidade (eVM). O diário reporta que há, sobretudo, um acréscimo na taxa de mortalidade na última semana, mesmo sem contabilizar as 160 mortes associadas, até agora, à infecção por Covid-19.

A DGS admite ao jornal que este aumento na taxa de mortalidade é “visível há quatro semanas e que se observa, principalmente, no grupo etário dos 75 ou mais anos“. A maioria das mortes ligadas ao coronavírus ocorrem também, sobretudo, nesta faixa etária.

Perante este aumento do número de mortes, a DGS refere que vai investigar

, nomeadamente para apurar se as pessoas que morreram tinham problemas de saúde ou doenças específicas.

Neste momento, muitos utentes têm medo de se deslocar aos Centros de Saúde e aos hospitais para serem acompanhados por médicos, nomeadamente quando apresentam problemas de saúde. Esse receio pode estar a agravar algumas patologias, como admitem especialistas.

Para já, é prematuro avançar as causas para este aparente aumento da taxa de mortalidade. Mas é importante também notar que, noutros anos, como em 2018, 2016 e 2012, se verificaram igualmente picos de mortalidade superiores ao que está agora a ser detectado.

Em Portugal, a taxa de mortalidade por Covid-19 é de 2% por comparação com Itália, onde é de 11,03% e com a Alemanha, onde se fica pelos 1%.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]