Filipe Farinha / Lusa
Rui Rio está a ser fortemente criticado pela forma como reagiu à mais recente sondagem que coloca o PS a valer mais do que toda a direita junta e que assinala a queda do PSD. Há quem o acuse de um gesto “indigno” e quem chegue a afirmar que o seu Twitter é gerido por “um bot doutro partido”.
A sondagem divulgada, nesta sexta-feira, pelo Expresso coloca o PS com mais intenções de voto (39%) do que todos os partidos de direita juntos (35%).
Um resultado criticado por Rui Rio no Twitter, onde faz referência à polémica no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no âmbito da morte de um cidadão ucraniano agredido por inspectores daquela unidade.
“Eu, cá por mim, não precisava da sondagem do Expresso para nada. É mais do que evidente que, face aos últimos acontecimentos políticos, o Governo e o PS só podiam estar a subir. Mais uma morte no aeroporto e “a coisa” vai à maioria absoluta. Força nisso!”, escreve Rio no seu perfil naquela rede social.
A reacção do presidente do PSD está a ser muito criticada, nomeadamente por Ana Gomes. A candidata presidencial não fala de viva voz das palavras de Rio, mas partilha uma publicação no Twitter do deputado socialista Miguel Costa Matos que fala em “ligeireza repugnante” e refere que “infelizmente, é só mais uma declaração, a juntar-se a Portugal não sofre de racismo”.
“Quando é que as pessoas decentes no PSD tiram as devidas consequências? Tem de haver um limite”, acrescenta o secretário-geral da Juventude Socialista no tweet partilhado por Ana Gomes.
O comentador Daniel Oliveira, militante histórico do Bloco de Esquerda, salienta, também no Twitter, que “a maior vantagem de Rui Rio é que se resguardava do excesso de exposição num tempo em que os políticos se perdem por ela”.
Já a gestora e consultora de liderança Helena Ferro Gouveia refere, por seu lado, que “o Twitter do Dr. Rui Rio é um bot doutro partido
“. “Usar uma morte brutal pela qual o Estado português é responsável para fazer piadolas é indigno. Depois admira-se com as sondagens. Sabe quem é o responsável ? Dica: o próprio RR pela forma miserável como tem estado na política”, destaca ainda.O ex-director de comunicação do Sporting, Nuno Saraiva, também reage, considerando que “a conta de Rui Rio é um hino à falta de senso”. “Fazer graçolas com a morte de alguém é, além de mau gosto, a prova de que o presidente do PSD não tem um pingo de sensibilidade ou decência na acção política”, realça ainda.
E a jornalista Mafalda Anjos, directora da Visão, destaca que “alguém tem de dizer a Rui Rio que há uma condição essencial para se fazer humor com coisas sérias: ter piada” e “que as bocas de “homem médio” (usando um eufemismo), com mortes e emojis, não costumam ser eficazes para fazer oposição”.
Para o médico José Pedro Penedos “este tipo de tweets não têm propriamente contribuído para aumentar a popularidade” de Rio e há quem questione até se a conta do líder social-democrata terá sido “pirateada”.
Entretanto, André Ventura veio reagir à sondagem de uma forma que é vista como uma provocação a Rui Rio.
“Continuamos nos 7% na sondagem do Expresso. Que chatice”, destaca o líder do Chega no Twitter.
O jornalista Carlos Vaz Marques já veio falar do “Tico” e do “Teco” para comparar as reacções de Ventura e Rio.
E há quem vá dizendo, com graça, que “o Ventura já só se coliga com o PSD se o Rui Rio se moderar”.
[sc name=”assina” by=”Susana Valente, ZAP”]
Concordo totalmente com o comentário. Não sou apoiante do Rio, embora vote geralmente no PSD.
É de facto incompreensível que após tudo o que tem estado a ocorrer o PS ainda suba nas sondagens. É a miséria e o total desgoverno na COVID 19, foi a situação do aeroporto, já no passado os incêndios... Os Portugueses andam mesmo muito distraídos.