Facebook / Moscow Zoo
Saturn, um jacaré norte-americano de 84 anos, morreu esta sexta-feira no jardim zoológico de Moscovo, na Rússia, anunciou a instituição na sua conta de Facebook, dando conta que o animal morreu de velhice.
O réptil nasceu em meados de 1936, nos Estados Unidos, sendo depois transferido para o zoológico de Berlim, na Alemanha, de onde escapou de um bombardeamento na zona do zoo em 23 de novembro de 1943, durante a II Guerra Mundial.
Não se sabe o que aconteceu na vida de Saturn nos três anos após o bombardeamento na cidade alemã, observa a revista norte-americana Time. Em julho de 1946, o animal foi encontrado por soldados britânicos que o devolveram à União Soviética.
Pouco depois de ter sido encontrado pelos soldados britânicos e devolvido à União Soviética, conta o zoo em comunicado, surgiram rumores que sustentavam que Saturn fazia parte da coleção privada de Adolf Hitler (1889-1945) e não do zoo da capital alemã.
Contudo, observa a instituição na mesma nota, “os animais não estão envolvidos em guerras e políticos e é absurdo culpá-los pelos pecados do Homem“.
A BBC frisa que não se sabe como é que este rumor começou a circular.
Satur era “exigente com a sua comida” e tinha “uma excelente memória dos seus guardiões”, contaram os funcionários do jardim zoológico de Moscovo, dando ainda conta que o animal “adorava ser escovado”. Os mesmo responsáveis sublinham que, em habitat natural, a esperança média de vida desta espécie é de 30 a 50 anos.
Durante 74 anos, Saturn, que tinha uma dieta à base de ratos, coelhos e peixes, foi uma das principais atrações do zoo de Moscovo, nota o jornal britânico The Independent.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
Como acontecia com os antigos presidentes soviéticos, já deve ter morrido há uns tempos e só agora comunicaram.