EPA/STF

O antigo general morreu esta terça-feira, 30 de maio, aos 83 anos. Noriega, que chegou ao poder nos anos 80 com a ajuda dos Estados Unidos, estava hospitalizado desde março, depois de ter feito uma cirurgia a um tumor cerebral, segundo as informações da Lusa.

Juan Carlos Varela, presidente do Panamá, disse que a morte do antigo ditador “encerra um capítulo da história” do Panamá, e que a família de Noriega merece um enterro em paz.

A ligação de Manuel Noriega aos Estados Unidos já vinha dos anos 50. Na altura, o futuro general estudava numa academia militar, no Peru, quando terá sido recrutado como informador da CIA. Enquanto colaborava com os norte-americanos, começou a desempenhar um papel cada vez mais repressivo a nível interno no seu país.

Quando o líder militar panamiano, Omar Torrijos, morreu em 1981, devido a um acidente de avião que nunca foi explicado, o caminho ficou mais aberto para Noriega. Quatro anos depois, em 1985, um dos principais rostos da oposição foi encontrado morto, o que aumentou ainda mais as desconfianças dos Estados Unidos em relação a Noriega.

Essas dúvidas terminaram com a operação “Causa Justa

“, realizada em dezembro de 1989, quando o então presidente norte-americano George Bush deu ordem para invadir o Panamá com o objetivo de depor o ditador, que esteve no poder desde 1983 a 1989.

Noriega refugiou-se assim na missão diplomática do Vaticano, mas acabou por se render no dia 3 de janeiro de 1990, altura em que se seguiram várias condenações na justiça. Nos Estados Unidos e em França, foi acusado por tráfico de droga e lavagem de dinheiro, e no Panamá por assassinato, corrupção e desvio de dinheiro.

Em 2015, 25 anos após a queda no poder, Manuel Noriega apareceu na televisão e, em poucas palavras, pediu publicamente desculpa. Esse ato de contrição foi pensado com a família para colocar um fim ao ciclo militar, segundo o ditador. Noriega chegou ainda a salientar que, em alguns casos, foi condenado sem qualquer interrogatório.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”http://www.movenoticias.com/2017/05/morreu-ex-ditador-do-panama-manuel-noriega/” source=”Move” ]