Nina Prommer / EPA

O ator Jerry Stiller

O ator e comediante Jerry Stiller, que interpretou Frank Constanza na série “Seinfeld”, morreu “de causas naturais” aos 92 anos, anunciou, esta segunda-feira, nas redes sociais, o seu filho e também ator Ben Stiller.

Na década de 1960, Jerry Stiller e a mulher, Anne Meara, alcançaram sucesso como uma dupla cómica. Trinta anos depois, nos anos 1990, o ator voltou a conhecer o sucesso em comédia com o papel de Frank, o pai de George Costanza na série “Seinfeld”.

Enquanto ator, Jerry Stiller participou em sucessos da Broadway, como “The Ritz”, em 1975, de Terrence McNally, e “Hurlyburly” de David Rabe em 1984.

Fora da Broadway, participou na “Ópera dos Três Vinténs”, interpretou palhaços shakespearianos para Joseph Papp, e no ecrã interpretou, entre outros papéis, um detetive da polícia em “Alta Tensão em Nova Iorque” (1974) e o marido de Divine em “Laca” de John Waters (1988).

No entanto, Jerry Stiller era mais conhecido como comediante e foi na televisão que atingiu o estrelato como Frank Costanza, o irascível pai de George, na série da NBC “Seinfeld”

, uma das comédias televisivas de maior sucesso de todos os tempos.

Jerry Stiller entrou em menos de 30 dos 180 episódios de “Seinfeld”, cujas nove temporadas tiveram início em 1989, e só apareceu pela primeira vez na quinta temporada.

Apenas alguns meses após o episódio final de “Seinfeld”, transmitido a 14 de maio de 1998, Stiller regressou à televisão para interpretar outro pai noutra sitcom, “O Rei das Rainhas”, que se estreou na CBS.

Jerry Stiller e Anne Meara conheceram-se em 1953, quando ambos eram atores em dificuldades, e casaram pouco depois.

Em 1959, trabalharam juntos com os Compass Players, um grupo de teatro de improviso que mais tarde evoluiu para Second City. Começaram a atuar como uma dupla em clubes noturnos nova-iorquinos, em 1961, e rapidamente fizeram a primeira de cerca de três dúzias de apresentações no programa “The Ed Sullivan Show”.

[sc name=”assina” source=”Lusa” ]