O jornal alemão Die Welt considerou que o sistema de mísseis Avangard, equipado com um bloco supersónico planador, é um “presente de Ano Novo para os russos”. Para o Presidente, Vladimir Putin, o sistema é “invencível”.

Ao mesmo tempo, o jornal observa que o desenvolvimento deste sistema provocou “pânico” entre os militares dos Estados Unidos, enfatizando que o país está agora forçado  a “agir sob pressão”.

Die Welt recorda que, no início de novembro, o Pentágono lançou um projeto para criar um sistema de interceção de armas hipersónicas, o Programa Glide-Breaker, e anunciou uma licitação urgente para empresas de defesa. As empresas devem apresentar as suas ideias relativamente a um “sistema de defesa antiaérea para intercetar mísseis com bloco hipersónico planador nas camada superiores da atmosfera”.

A publicação nota ainda que não é a velocidade ou a capacidade de manobra dos novos mísseis, mas antes a sua “invisibilidade” para os radares norte-americanos que representa uma ameaça mais séria. Vale frisar que, para os Estados Unidos, a tarefa mais difícil é proteger a costa do oceano Pacífico.

“Não há muitos lugares onde instalações de radar possam ser colocadas”, disse engenheiro-chefe do Pentágono, Michael Griffin, citado pelo jornal alemão. “E, mesmo que encontremos algumas, estas provavelmente se tornarão alvos

“, acrescenta.

O Kremlin comunicou, no passado dia 26 de dezembro, que o Ministério da Defesa da Rússia realizou com sucesso o lançamento de teste de um míssil do sistema Avangard. O bloco planador realizou manobras verticais e horizontais guiadas e atingiu o alvo convencional no tempo previamente definido no campo de treinamento.

O sistema Avangard está entre as armas cuja criação foi anunciada pelo Presidente Putin a 1 de março de 2018, durante o seu discurso anual perante a Assembleia Federal. O míssil é capaz de voar nas camadas densas da atmosfera com alcance intercontinental, sendo a sua velocidade é 20 vezes maior que a do som. A produção em série do Avangard foi anunciada em julho e a sua colocação em serviço deverá ocorrer nos próximos meses.

[sc name=”assina” url=”https://br.sputniknews.com/defesa/2018122913010472-missil-hipersonico-russo-avangard-teste-panico-eua/” source=”SputnikNews” ]