DR missamerica.org
Kira Kazantsev, Miss America 2015
O concurso Miss America vai eliminar o desfile em fato de banho e não avaliará as concorrentes pela sua aparência física, a partir da próxima edição, anunciou esta terça-feira a presidente da organização do evento.
A apresentação em fato de banho, que contava para 10% da nota final, será substituída por uma uma sessão interativa com o júri, momento em que as concorrentes poderão indicar projetos sociais que desejem integrar.
De acordo com Gretchen Carlson, presidente do Conselho da Organização e vencedora em 1989, o Miss America deixou de ser um “concurso de beleza”, passando agora a destacar as concorrentes, “as suas realizações, objetivos na vida e a forma com podem utilizar os seus talentos, paixão e ambição quando forem eleitas”.
Nomeada no início de janeiro, a jornalista tornou-se uma das principais figuras na luta pelos direitos das mulheres depois de provocar, em 2016, a demissão do presidente do Conselho de Administração (PCA) do canal de televisão Fox News, Roger Ailes, a quem acusou de assédio sexual.
A nomeação de Gretchen Carlson originou a renúncia forçada do PCA do concurso Miss América, Sam Haskell. Uma investigação do Huffington Post revelou que Haskell havia enviado vários correios eletrónicos, incluindo à vencedora da edição de 2013, Mallory Hagan, a quem dizia que não se importava com o seu ganho de peso e criticava a sua vida sexual, alegando que era uma profissional do sexo e uma mulher fácil
.“Muitas jovens disseram-nos que gostariam de participar no concurso, contudo não queriam desfilar de camisola e salto alto”, declarou Gretchen Carlson em entrevista ao canal norte-americano ABC, transmitida esta terça-feira.
A Miss America vai dar preferência a quem quer afirmar-se, aprender a liderar, apostar na sua formação, bem como mostrar ao mundo a pessoa que é, “isso é o que vamos avaliar a partir de agora”, acrescentou.
Leanza Cornett, Miss America 1993, apoia a mudança e deseja que “as jovens mulheres vejam o programa como uma plataforma na qual possam promover o seu desejo de fazer a diferença e adquirir as habilidades e os recursos necessários para que tenham sucesso em qualquer carreira que escolherem”.
“Eu odiava. Sempre me senti desconfortável”, desabafou à Associated Press, reconhecendo mesmo assim o significado do fato de banho na prova, como tradição, uma vez que Atlantic City é uma cidade balnear.
A edição de 2019 do evento será exibida no próximo dia 9 de setembro pela ABC, em Atlantic City, no Estado de Nova Jérsia.
[sc name=”assina” by=”” url=”” source=”Lusa” ]
Vou deixar de ver. Só via por causa desse momento.