João Relvas / Lusa

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos (esq) com Mário Centeno

Depois de meses de expetativa, o primeiro-ministro decidiu retirar duas peças nucleares do Governo e colocá-las na linha da frente das próximas eleições, arriscando uma remodelação a poucos meses das legislativas.

Com a saída do já anunciado candidato Pedro Marques, a pasta das Infraestruturas e Planeamento é passada a dois ministros: Infraestruturas (e Habitação, que transita do Ambiente) para Pedro Nuno Santos e Planeamento, com enfoque na gestão dos Fundos Comunitários, para Nelson de Souza.

A saída de Maria Manuel Leitão Marques também se confirma, o que significa que a até agora ministra da Presidência e da Modernização Administrativa vai mesmo seguir nas listas a Bruxelas. Para o seu lugar, a escolha de Costa é Mariana Vieira da Silva.

Para a substituir a ela e a Pedro Nuno Santos, Costa foi buscar o número dois da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro.

Pedro Nuno Santos, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, será promovido a ministro com a tutela das Infraestruturas e Habitação. No último congresso, o antigo líder da JS concentrou os holofotes, defendeu uma viragem à esquerda e posicionou-se como candidato à sucessão. A ousadia mereceu reprovação e um arrefecimento temporário da relação com Costa – mas não durou muito.

A saída de Pedro Marques para a campanha das eleições europeias promove a ascensão não apenas de Pedro Nuno Santos, mas também de Nelson de Souza, o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão ficará com tutela dos fundos comunitários. Próximo de Vieira da Silva e Ferro Rodrigues, foi secretário de Estado nos governos de António Guterres e diretor municipal de finanças de Costa na Câmara de Lisboa.

O número dois de Fernando Medina está de saída da Câmara de Lisboa. Duarte Cordeiro sucede a Pedro Nuno Santos na secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares.

A atual secretária de Estado adjunta do primeiro-ministro passa a ocupar a vaga deixada em aberto por Maria Manuel Leitão Marques no Ministério da Presidência e Modernização Administrativa. Sendo uma figura dos bastidores, era a sombra do primeiro-ministro no Governo.

António Costa foi mais além e antecipou já uma alteração orgânica do executivo socialista, que aponta já para um próximo executivo, no pressuposto do PS voltar a formar governo, com uma eventual maioria de esquerda no Parlamento.

Os nomes foram aprovados pela Presidência da República e a tomada de posse está marcada para segunda-feira, às 15h00.

No site da Presidência indicam-se os novos ministros de António Costa:

  • Mariana Guimarães Vieira da Silva, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.
  • Ângelo Nelson Rosário de Souza, Ministro do Planeamento.
  • Pedro Nuno de Oliveira Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação
O ministro das Infraestruturas Pedro Nuno Santos.
A ministra da Presidência e Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva
Duarte Cordeiro substitui Pedro Nuno Santos na Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares

Também os novos Secretários de Estado estão listados na página da Presidência do Governo:

  • José Duarte Piteira Rica Silvestre Cordeiro, Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro e dos Assuntos Parlamentares (Primeiro-Ministro)
  • Tiago Barreto Caldeira Antunes, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa)
  • Luís Filipe Loureiro Goes Pinheiro, Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa (Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa)
  • Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade (Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa)
  • Maria do Céu de Oliveira Antunes Albuquerque, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional (Ministro do Planeamento)
  • Jorge Moreno Delgado, Secretário de Estado das Infraestruturas (Ministro das Infraestruturas e da Habitação)
  • Alberto Afonso Souto de Miranda, Secretário de Estado Adjunto e das Comunicações (Ministro das Infraestruturas e da Habitação)
  • Ana Cláudia da Costa Pinho, Secretária de Estado da Habitação (Ministro das Infraestruturas e da Habitação)
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]