Mário Cruz / Lusa
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues
O ministro da Educação explicou, esta segunda-feira, como vão funcionar os exames do Ensino Secundário e anunciou que os estudantes do escalão B também vão poder almoçar nas escolas.
Entrevistado no Fórum TSF, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assegurou que, se houver uma decisão de reabrir as escolas, “serão adotadas todas as cautelas”, como a desinfeção dos estabelecimentos e o uso obrigatório de máscaras.
Nesse sentido, o governante admitiu também que está em estudo a possibilidade de as aulas presenciais não serem obrigatórias, podendo os alunos ver as suas faltas justificadas.
Numa altura de incerteza em relação à data de regresso, o primeiro-ministro, António Costa, deixou apenas uma certeza: “Há uma decisão tomada e definitiva. O ensino básico não terá aulas presenciais até ao final do ano letivo”.
Questionado sobre se poderá existir contratação de professores no próximo ano letivo, Brandão Rodrigues afirmou que “é importante avaliar em cada momento a necessidade de contratar ou não”, lembrando que sempre que é necessário substituir um docente, essa substituição é feita “num prazo de 15 dias”.
“Todas as respostas terão de ser pensadas para o momento em concreto”, admitiu.
Relativamente aos exames do 11.º e do 12.º ano, o ministro explicou que os alunos poderão, por exemplo, “escolher responder a oito de dez itens”, o que permitirá “alguma margem de manobra para que, se algum aluno entender que alguma da matéria não foi consolidada, não seja prejudicado”.
“É uma aproximação, não é a situação ideal, mas permite mitigar constrangimentos que existam”, considerou o ministro, acrescentando que isto ” será trabalhado pelo Instituto de Avaliação Educativa”.
Brandão Rodrigues anunciou ainda que os estudantes do escalão B também vão ter direito a refeições diárias nas escolas, medida que, para já, só estava disponível para alunos de famílias com menores rendimentos.
[sc name=”assina” by=”ZAP” ]
O meu filho está inscrito para o exame como aluno externo de matemática, ele pode fazer o exame e essa nota conta como nota final para se poder candidatar ao ensino superior? Assim como estava inscrito para fazer melhoria em físico-química do 11ano pode fazer esse exame.?
Obrigada
Cumprimentos