portugal.gov.pt
Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz
Paula Teixeira da Cruz cede às pretensões do Conselho Superior da Magistratura e concede ao órgão mais poderes de decisão, nomeadamente na gestão dos salários e na colocação de juízes.
O Diário de Notícias aponta que a ministra da Justiça vai oficializar esta quarta-feira as novas regras, com a assinatura do protocolo que envolve o Conselho Superior da Magistratura (CSM) e os Tribunais da Relação.
Este órgão constituído por 17 membros, entre juízes e juristas indicados pela Assembleia da República, vai assim passar a ter a responsabilidade da abertura de concursos de juízes, do processamento de salários e da movimentação de magistrados entre tribunais, conforme as necessidades dos processos.
Segundo o CSM, esta autonomia financeira e de gestão no que concerne aos juízes de primeira instância vai permitir acelerar os processos.
O protocolo hoje assinado não inclui “qualquer aumento de dotação orçamental, mas apenas a transferência de entidades de processamento, com idêntica dotação orçamental”, salienta o DN.
O Ministério da Justiça vai no entanto solicitar ao Ministério das Finanças que o CSM seja “dotado de orçamento adequado ao exercício dessas competências”.
ZAP
É venha mais uma garrafa