A polícia espanhola deteve, nesta terça-feira, um militar brasileiro que seguia num avião de apoio à comitiva do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no âmbito da sua deslocação à cimeira do G20. O militar transportava 39 quilogramas de cocaína na bagagem.
Bolsonaro já confirmou a detenção, garantindo que vai dar a Espanha a “imediata colaboração” para esclarecer as circunstâncias da detenção do militar em Sevilha, por suspeitas de narcotráfico.
“Pedi ao ministro da Defesa a sua imediata colaboração com a polícia espanhola, na pronta elucidação dos factos, cooperando em todas as fases da investigação, bem como a instauração de um inquérito Policial-Militar“, refere o Presidente do Brasil numa publicação no Twitter.
A detenção ocorreu no aeroporto de Sevilha com a apreensão de 39 quilos de cocaína.
Fonte da Guarda Civil (correspondente à GNR portuguesa) disse à agência Lusa que a droga foi interceptada num controlo feito à bagagem do militar de 39 anos que pertence a uma equipa avançada da comitiva que acompanha o presidente brasileiro.
“As Forças Armadas [brasileiras] têm um contingente de cerca de 300.000 homens e mulheres formados nos mais íntegros princípios da ética e moralidade”, refere Bolsonaro na sua mensagem no Twitter.
Em virtude do incidente, a comitiva com Bolsonaro fez escala em Lisboa, prosseguindo a viagem para Tóquio, no Japão, onde se vai realizar a cimeira do G20.
O militar brasileiro está detido em Sevilha e vai ser ouvido por um juiz que determinará as medidas de coacção a que ficará sujeito.
O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o general Augusto Heleno, classificou ocomo uma “falta de sorte” que o ocorrido tenha acontecido nas vésperas do G-20, segundo noticia esta quinta-feira o jornal brasileiro Estadão.
“Podia não ter acontecido, não é? Foi uma falta de sorte acontecer exatamente na hora de um evento mundial e acaba por ter uma repercussão mundial que poderia não ter tido. Foi um facto muito desagradável”, afirmou Heleno, ao comentar o caso em Osaka.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa”]
Parabéns pela escolha da companhia !