“Havia de te dar um ataque, ó velha”, é uma das frases que se pode ouvir neste vídeo polémico que terá sido divulgado no Facebook no próprio perfil da JS, com a legenda “A juventude e a mudança em Penafiel”, segundo refere o jornal regional Verdadeiro Olhar.
Mas as imagens acabaram por ser disseminadas pela oposição, particularmente pela Juventude Social-Democrata (JSD) e pela Juventude Popular (JP) do CDS-PP, que falam em “atitudes de insulto e discriminação”.
O vídeo mostra um militante da JS a dirigir palavras insultuosas a uma idosa aquando da passagem de um autocarro com a comitiva socialista, durante uma acção de campanha da candidatura de André Ferreira.
A idosa aparece na berma da estrada Nacional 211, em São Martinho de Recezinhos, a segurar o que será uma bandeira da coligação “Penafiel Quer” que reúne a JSD e a JP numa candidatura conjunta à autarquia local.
As duas Juventudes partidárias de PSD e CDS falam numa “atitude de grande violência e discriminação”, com “mensagens de incentivo ao ódio e à morte da própria idosa”, e exigem um pedido de “desculpas aos penafidelenses” por parte do candidato do PS à autarquia.
“Quando responsáveis políticos aceitam pacificamente que a campanha eleitoral sirva para atacar, insultar e até desejar a morte de cidadãos que possam não partilhar da mesma visão política, estamos perante um autêntico crime e atentado aos valores democráticos”, refere o comunicado conjunto da JSD e da JP.
“Um erro de um jovem penafidelense”
A JS de Penafiel já reagiu à polémica, garantindo que “não se revê naquela atitude imprópria e irreflectida” que “condena veementemente”, e enviando “um pedido de desculpas” à idosa e “à comunidade penafidelense”.
Os “jotinhas” socialistas acusam, contudo, “quem, atrás do anonimato, tenta tirar um ganho político de um erro de um jovem penafidelense“.
O autor dos insultos, identificado como Tiago Cunha pelo Jornal de Notícias, diz a este jornal que admite “o erro” e que está “arrependido”.
“Deixei-me levar pelas emoções e errei de forma que me envergonha”, diz ainda, notando que não é “dos militantes mais activos na JS de Penafiel” e apelando a que não haja um “aproveitamento político” da sua conduta errada.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
Se fosse o único... Estavam todos bem risonhos com o dichote.