Rodrigo Antunes / Lusa
O ministro das Finanças, Mário Centeno, fala durante conferência de imprensa em Lisboa.
Na última semana de campanha eleitoral para as legislativas de domingo, sobe a tensão entre PS e PSD, com Mário Centeno a criticar as contas sociais-democratas, considerando que “há 4.750 milhões de euros por explicar”, e Rui Rio a prometer que “Sarmento dará uma aula” ao ministro das Finanças para ele as entender.
As palavras do presidente do PSD surgiram durante uma acção de campanha depois de Mário Centeno ter referido que as propostas do programa eleitoral social-democrata são “materialmente impossíveis”.
Durante uma apresentação na sede do PS em Lisboa, sob o tema “Os cenários económicos em que não vamos votar”, o ministro das Finanças e candidato a deputado socialista vincou que muitas das promessas do PSD “não casam com a despesa do cenário económico” do partido.
“O [crescimento económico] que o programa do PSD promete é ligeiramente inferior ao desta legislatura, em termos nominais, mas com muito mais receita. Ou seja, com menos PIB, PSD promete uma receita que é 10% superior. As projecções do PSD são deste ponto de vista materialmente impossíveis”, constatou Centeno, como cita o Eco.
Nomeando que o PSD “faz muitas promessas sobre o investimento nos serviços públicos, o aumento dos salários na função pública, em todos os sectores da Administração Pública, e nas prestações sociais”, Centeno concluiu que “são promessas vãs”.
“Temos, pelo menos, 4.750 milhões de euros no éter que estão por explicar“, considerou Centeno, notando que se as contas do PSD se confirmassem, Portugal ficaria “numa situação de défice excessivo
“.Perante esta posição, Rui Rio frisou que “é lamentável que o ministro das Finanças baralhe os números todos de forma absolutamente ridícula”.
Em declarações divulgadas pelo Eco, Rio realçou que o professor Joaquim Sarmento, o responsável pelo plano económico dos sociais-democratas, “dará uma aula a Centeno para saber ler o quadro macro-económico do PSD”.
É mais um episódio da guerra de Centenos que ficou patente num dos debates entre Costa e Rio antes das legislativas.
O ministro das Finanças já se mostrou disponível para debater com o presidente do PSD as previsões macro-económicas dos programas eleitorais dos dois partidos.
“Se houver algum candidato a deputado do PSD, em particular o Dr. Rui Rio, que queira debater estas questões comigo, não terei nenhuma dificuldade em fazê-lo”, referiu Centeno aos jornalistas.
O ministro disse também que Rui Rio confunde “o sucesso da economia portuguesa com o PS”, em resposta às afirmações do líder do PSD, que disse no domingo que “há uma grande confusão” entre Mário Centeno ministro e Mário Centeno deputado.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa”]
O PSD a tentar vender a banha da cobra!!!!!