motelx.org
“Miami”, Simão Cayatte
A curta-metragem ‘Miami’, do cineasta Simão Cayatte, foi a vencedora do Prémio MOV MOTELx 2015, atribuído na 9.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror – MOTELx, que hoje terminou no Cinema São Jorge, em Lisboa.
‘Miami‘, filme sobre uma adolescente obcecada pela fama, mereceu ao cineasta de 31 anos o galardão de Melhor Curta de Terror Portuguesa “pela sua capacidade de criar densidade em redor das personagens”.
O júri, composto pelo ator Albano Jerónimo, o diretor do Festival de Sitges, Mike Hostench, e a escritora e argumentista Kier-la Janisse, justificou a sua escolha indicando tratar-se de um filme com “uma história e um argumento que resultam num final satisfatório mas que, ao mesmo tempo, abrem espaço à continuidade da narrativa e à sua mitificação, tal como a personagem principal almeja no filme”.
Além do montante de 5.000 euros, que o posiciona como o maior prémio alguma vez atribuído
a curtas-metragens em Portugal, o MOV MOTELx 2015 inclui também “um fim de semana de inspiração” num hotel da cadeira Hotéis Belver, um dos patrocinadores do certame.O filme de Simão Cayatte fica ainda automaticamente selecionado para o Méliès d’Or de Melhor Curta-Metragem Europeia, atribuído anualmente no Festival de Sitges (Espanha) pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico (EFFFF).
O júri atribuiu também uma menção honrosa a ‘Andlit’, realizado João Figueira, de 17 anos, o mais jovem cineasta de sempre em competição, uma curta-metragem de animação “que mistura terror e tragédia de forma pouco convencional”.
/Lusa