António Cotrim / Lusa

Mais de metade dos portugueses estão do lado do primeiro-ministro na questão dos professores. É a conclusão de uma sondagem feita para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã.

Na sondagem feita pela Aximage, cerca de 57% dos portugueses, quando questionados sobre “quem tinha razão” na disputa sobre a reposição integral do tempo de serviço congelado dos professores, defenderam a posição tomada por António Costa. Apenas 32,9% apostaram na defesa dos outros partidos com assento no Parlamento.

Quanto à ameaça de demissão feita pelo Governo, 49% dos inquiridos disseram que o primeiro-ministro tomou a atitude certa, enquanto 44% afirmaram o contrário. Em causa estava a possível aprovação no parlamento da contagem integral do tempo de serviço congelado aos professores.

A sondagem publicada esta quinta-feira traça a orientação política de quem está ou não ao lado de Costa. Os inquiridos que apoiam António Costa e que acham que não deve recuar na posição que tomou e que deixou os professores insatisfeitos são na sua maioria socialistas: 68,9% votaram PS nas últimas eleições legislativas.

Também os eleitores do BE (42,2%) consideram que o primeiro-ministro fez bem em ameaçar demitir-se caso o diploma seja aprovado. Já 32% está contra. Os eleitores que votaram PCP estão divididos, metade a favor e metade contra.

À direita, onde a seguir à tomada de posição de Costa, os líderes partidários anunciaram uma mudança de posição e um apoio ao primeiro-ministro, 54% considera que o Governo fez mal ao tomar tal decisão de força.

Depois de o Governo ter decidido devolver parte do tempo de serviço congelado aos professores, todos os grupos parlamentares – menos o PS – aprovaram na especialidade a contagem integral do tempo de serviço dos professores (num remanescente de 6,5 anos), sem definir prazos e formas de o fazer. O diploma será votado sexta-feira, mas dado o volte face nas posições dos partidos, deverá ser chumbado. A devolução do tempo integral custaria 635 milhões ao estado.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]