Miguel Guimarães / Facebook

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães

“Os médicos merecem”. É desta forma que o Bastonário da Ordem dos Médicos desenterra o machado da guerra com o primeiro-ministro, apelando a um pedido de desculpas público de António Costa.

O episódio em que Costa foi apanhado a chamar “cobardes” aos médicos que se terão recusado a prestar assistência aos utentes do lar de Reguengos de Monsaraz, num vídeo em off captado pelo Expresso, continua a fazer mossa.

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que Costa deve desculpas públicas aos médicos.

O desconforto entre a classe e o primeiro-ministro parecia sanado depois da reunião de emergência que culminou com Costa a vincar o “enorme apreço” que tem pelos médicos portugueses, numa conferência conjunta com Miguel Guimarães.

Mas as palavras de Costa souberam a pouco ao Bastonário que agora, em declarações à SIC Notícias, defende que Costa devia fazer um pedido de desculpas público.

“Os médicos merecem isso”, destaca em declarações no programa “Expresso da Meia Noite” na SIC Notícias.

“Este é um momento importante para os médicos”, reforça ainda o Bastonário numa altura em que se prepara a resposta que o Serviço Nacional de Saúde terá que dar à pandemia de covid-19 durante o Outono e o Inverno, quando se prevê um aumento de casos.

Miguel Guimarães já tinha sublinhado o seu desconforto com a forma como Costa falou depois da reunião de emergência numa carta interna da Ordem dos Médicos.

Sobre os apoios médicos nos lares, Miguel Guimarães realça que os médicos de família não podem desempenhar esse papel por estarem “hiper-saturados de trabalho”.

Assim, Miguel Guimarães defende a criação de equipas especializadas em geriatria nos lares, com a contratação de médicos, designadamente nutricionistas.

É preciso “repensar a estrutura dos lares”, defende também o Bastonário.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]