Um mecânico disparou, alegadamente de forma acidental, um canhão de um F-16 que acabou por atingir outro avião que ficou totalmente destruído. Um acidente que aconteceu na base aérea de Florennes, no sul da Bélgica, com dois feridos ligeiros.
O incidente é notícia pelo lado caricato e inusitado, mas poderia, na verdade, ter tido consequências trágicas, como realça o coronel Didier Polome, responsável pela base aérea de Florennes, em declarações divulgadas pela agência Reuters.
“Não podemos evitar pensar no desastre que poderia ter acontecido“, destaca o coronel. Já foi aberto um inquérito para apurar as circunstâncias do incidente.
O mecânico estaria a fazer reparações num avião F-16, juntamente com outros dois colegas de trabalho, num hangar da base, próximo da torre de controlo.
O F-16 atingido ficou totalmente destruído, enquanto um segundo também sofreu danos. Dois mecânicos ficaram feridos, com lesões ligeiras, em resultado do incidente.
[sc name=”assina” by=”ZAP”]
De acorto com o tweet, terá sido o canhão ("Technician Accidentally Fires Vulcan Cannon....") e não um míssil. Se tivesse sido um míssil, certamente os feridos ligeiros teriam tido outra sorte, bem pior.
De acordo com as especificações, em inglês: "The General Electric M61A1 Vulcan is a 6-barrel 20mm cannon of the gatling-type. It fires standard M50 ammunition at 6,000 rounds per minute."