Eduardo Madeira / Instagram

Marcelo Rebelo de Sousa na fila do supermercado, em Cascais, no dia 17 de Maio de 2020.

A fotografia de Marcelo Rebelo de Sousa vestido de bermudas e sapatos desportivos, com uma máscara na fila de um supermercado, está a correr mundo, destacando-se o exemplo do “Presidente de Portugal” em países como Espanha e França, mas também na América Latina e até nos EUA e na Austrália.

A imagem foi registada pelo humorista Eduardo Madeira no passado domingo, 17 de Maio, num supermercado em Cascais, e foi divulgada no seu perfil do Instagram. Para muitos portugueses é só mais uma situação em que Marcelo se mostra como um cidadão comum, mas o seu exemplo está a espantar o mundo.

O episódio teve, sobretudo, eco em Espanha, onde os jornais ABC e El País destacam o assunto, mas foi também noticiado em publicações do México, do Chile

, do Brasil e da Bélgica.

“A fórmula” de Marcelo, segundo o El País, “é agir como é: um político de dar abraços, falar com todos e pôr as pessoas de acordo”. “A sua campanha eleitoral foi a mais barata de todas e a sua equipa cabia num carro que era, frequentemente, conduzido por um dos seus filhos”, acrescenta o jornal.

“A sua presença não causou nenhuma surpresa entre os cidadãos, habituados a este tipo de comportamento de Marcelo de Sousa, hoje numa fila de um super, ontem a servir comida a sem-abrigo, ainda que pareça ter surpreendido o estrangeiro”, conclui o El País.

“A popularidade do conservador Marcelo Rebelo de Sousa contrasta com a crescente rejeição ao Governo espanhol“, aponta por seu turno o ABC.

Pelas redes sociais há muitos espanhóis que fazem precisamente essa comparação, notando que Pedro Sánchez, o primeiro-ministro de Espanha, mal se atreve a sair à rua, com medo das críticas pela forma como tem gerido a pandemia de covid-19.

E há espanhóis que continuam a destacar o facto de Portugal ser um país tão próximo e, ainda assim, “cada vez mais distante” da realidade espanhola actual.

O facto de Marcelo Rebelo de Sousa aparecer sem guarda-costas visíveis também surpreende noutros países pelo mundo fora, nomeadamente no Equador e na Venezuela, onde se faz a comparação com Nicolás Maduro.

No Chile destaca-se que “o presidente de Portugal podia dar lições de humildade a políticos de todo o mundo”, enquanto na Austrália se fala de “um exemplo” e nos EUA se faz a comparação com o típico comportamento de Donald Trump.

A imagem de Marcelo na fila do supermercado é também partilhada por utilizadores de países como República Dominicana, Panamá, África do Sul, Quénia e até no Líbano pela jornalista Joelle Kozaily.

O exemplo de Marcelo também teve repercussões em França, onde o vereador da Câmara de Paris para os assuntos europeus, o luso-descendente Hermano Sanches Ruivo, fala do “belo exemplo” do Presidente de Portugal.

[sc name=”assina” by=”ZAP”]