Tiago Petinga / Lusa
De acordo com o barómetro da Intercampus feito para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã no início de junho, com a saída de Mário Centeno do Governo, Marta Temido passou a ser a ministra mais popular.
Em plena pandemia, e com a saída do ministro mais popular, Mário Centeno, a nova coroada é Marta Temido, a ministra da saúde, de acordo com o Jornal de Negócios. De acordo com os dados recolhidos pela Intercampus, 18% dos portugueses inquiridos apontam Temido como a melhor ministra.
No entanto, como esta sondagem foi feita no início de junho, Mário Centeno ainda lidera o ranking da popularidade dos membros do Governo de António Costa, com 36,7% de apreciações positivas. É também e segundo nome mais vezes apontado como o pior ministro (11,6%).
A pior ministra é a ministra da Cultura Graça Fonseca, com 13,8% de apreciações negativas. Já Marta Temido aparece no terceiro posto, na coluna negativa, com 9,5% dos inquiridos a apontarem-na como pior elemento da equipa de António Costa.
Apenas cinco dos membros do Governo de Costa têm um saldo positivo, além de Centeno e de Marta Temido. Seguem-se o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues
(5,7% fazem apreciação positiva e 7,9% negativa), a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem (5,7% contra 3,6%) e o ministro da Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira (3,6% contra 2,8%).Na última semana, a ministra da Saúde tem estado no centro das críticas devido ao surto de covid-19 na região de Lisboa que levou a um recuo localizado nas medidas de confinamento. O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, criticou abertamente a gestão da crise pelo Ministério da Saúde, dizendo que o aumento do número de infetados por covid-19 na região se deve a “más chefias” e à falta de profissionais no terreno.
Além disso, no final de junho, foi noticiada a irritação de António Costa na última reunião do Infarmed e colocaram ainda mais pressão sobre a ministra.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]
Só num país onde grassa a desinformação, Marta Temido pode ser a ministra mais popular...