José Goulão / Wikimedia
O ex-presidente da República, Mário Soares
O antigo Presidente da República está desde a madrugada desta terça-feira “em observação” no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.
Mário Soares foi na madrugada de hoje levado para o Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde se encontra “em observação”, disseram à Lusa fontes hospitalar e do seu círculo de amigos.
A mesma fonte do círculo pessoal definiu o estado de saúde de Mário Soares como “estacionário”. À TSF, o gabinete de imprensa do hospital avançou que o ex-Presidente da República se encontra a fazer exames médicos.
Contactado pela mesma rádio, um amigo próximo confirmou que o seu estado de saúde se agravou no último mês. O fundador do PS celebrou na semana passada, no dia 7 de dezembro, 92 anos de idade.
O presidente da República visitou Mário Soares no regresso de Nova Iorque, onde assistiu à tomada de posse de António Guterres como novo Secretário Geral das Nações Unidas.
Segundo fonte da Presidência da república, Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Lisboa perto das 11:30 e seguiu directamente para o Hospital da Cruz Vermelha.
“Quadro de agravamento do estado geral”
O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha disse, entretanto, ao fim da manhã, que não está “ainda estabelecido um diagnóstico definitivo” de Mário Soares, que entrou esta madrugada naquela unidade de saúde de Lisboa “com um quadro de agravamento do seu estado geral”.
“O doutor Mário Soares deu entrada esta madrugada no Hospital da Cruz Vermelha com um quadro de agravamento do seu estado geral. Decorrem avaliações da sua situação clínica, não estando ainda estabelecido um diagnóstico definitivo”, disse aos jornalistas José Barata, porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, às 13:10.
Segundo José Barata, “o Hospital da Cruz Vermelha está a acompanhar com preocupação o evoluir da situação”.
“O doutor Mário Soares e a sua família agradecem a preocupação de todos neste momento delicado”, referiu ainda.
“Não está consciente”
O médico e sobrinho de Mário Soares, Eduardo Barroso
, disse que o antigo Presidente “não está consciente”, sublinhando os 92 anos de um homem fragilizado.“São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher”, disse à saída do hospital.
O sobrinho de Mário Soares adiantou que o antigo Presidente da República revelou ainda que o médico que o está a acompanhar lhe disse que “se calhar o iam pôr no quarto” porque “não vai precisar de cuidados intensivos”.
“E vamos ver como é que um senhor de 92 anos vai reagir a esta situação”, disse apenas, acrescentando que “qualquer soprozinho de uma complicação pode ser mais grave”.
Eduardo Barroso adiantou ainda que as TAC (Tomografia Axial Computorizada) às quais Mário Soares foi sujeito deram todas resultado negativo, o que é um “grande alívio”.
“A família está muito preocupada desde há muitos anos, desde o pós-encefalite. O facto de ter perdido a mulher, uma companheira de uma vida, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente”, admitiu.
O médico recordou o episódio de quando Marcelo Rebelo de Sousa quis ir visitar o antigo chefe de Estado depois da sua eleição.
“Eu fui preparar essa visita e a reação dele foi: “mas quem és?”, mesmo para mim”, relatou, o que dá conta das “alterações do estado de consciência”.
Para Eduardo Barroso “são 92 anos muito vividos, mas com uma grande queda nos últimos tempos”.
ZAP / Lusa
A JUSTIÇA DIVINA TARDA...MAS CHEGA!
JÁ VAI TARDE, DEVE IR DEVAGARINHO PARA TER MUITO SOFRIMENTO E SABER O QUE FEZ PASSAR A MILHARES DE PORTUGUESES VERDADEIROS E AMANTES DA SUA PÁTRIA QUE "essa coisa" HUMILHOU QUANDO ESPEZINHOU A BANDEIRA PORTUGUESA EM PARIS.
SERÁ QUE VAI CONSEGUIR VENDER O INFERNO...COMO VENDEU PORTUGAL?
...espero que agora não seja sensurado...