António José / Lusa

O ex-presidente da República e ex-líder do PS, Mário Soares

O ex-Presidente da República está em “coma profundo” e continua em “estado muito crítico”, adiantou esta segunda-feira o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

Segundo o novo boletim clínico desta segunda-feira, lido pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, Mário Soares continua com o prognóstico muito reservado.

Em declarações aos jornalistas, José Barata adiantou que o antigo Presidente da República está em “coma profundo” e a situação mantém-se “muito crítica”.

“Não reage a estímulos externos”, declarou. “Continua a respirar normalmente, sem qualquer apoio técnico mas o seu estado de consciência é grave”.

O responsável acrescentou, por isso, que o histórico fundador do PS vai manter-se na unidade de cuidados intensivos do hospital.

Este domingo, a atualização do boletim clínico indicava que Mário Soares tinha registado “uma regressão muito significativa do estado de consciência

“.

Depois de uma melhoria registada no passado dia 20, o estado clínico do ex-Presidente agravou-se subitamente este último sábado.

O médico Eduardo Barroso, sobrinho do antigo chefe de Estado, já tinha afirmado que o problema do tio “não se prende com questões físicas” mas sim “com uma questão de foro cognitivo”. Mário Soares “já não é o mesmo há algum tempo”, declarou.

O antigo Presidente da República está internado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, desde o passado dia 13.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]