Olivier Hoslet / EPA

Centeno eleito presidente do Eurogrupo

O ministro das Finanças foi, esta segunda-feira, eleito presidente do Eurogrupo, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas, anunciou o Conselho da União Europeia.

O ministro das Finanças português, Mário Centeno, venceu as eleições para a presidência do Eurogrupo à segunda volta da votação realizada hoje à tarde em Bruxelas.

Depois de se ter dado como certo que o ministro contaria com, pelo menos, nove votos, o português só conseguiu somar oito na primeira volta, adiando a decisão para uma segunda fase.

Para o ministro das Finanças ser eleito presidente do Eurogrupo, teria que alcançar dez votos num universo de 19 países que integram atualmente a zona euro. O voto é secreto.

Logo na primeira volta, os candidatos ficaram reduzidos a três com a desistência da candidata letã Dana Reizniece-Ozola. Já durante a segunda volta, foi o candidato eslovaco Peter Kazimir a desistir, deixando Centeno num frente a frente com o luxemburguês Pierre Gramega.

O português tomará posse a 12 de janeiro, altura em que o holandês Jeroen Dijsselbloem abandona o cargo. Centeno presidirá ao Eurogrupo durante dois anos e meio.

O presidente cessante destacou hoje que o governante português foi o escolhido entre “quatro candidatos excelentes”

, desejando-lhe felicidades no futuro cargo.

Na sala de imprensa do Conselho da União Europeia, após ter sido eleito, Mário Centeno afirmou que “é uma honra ser o próximo presidente do Eurogrupo”.

Ao lado de Dijsselbloem, do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, e do diretor do Mecanismo Europeu de Estabilidade, Klaus Regling, Centeno agradeceu aos seus colegas, “em particular” aos seus concorrentes na eleição, por “uma corrida justa e muito democrática”.

“E é uma honra devido à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos”, declarou o ministro, que sublinhou que esse trabalho “tem de ser feito por todos os membros que pertence ao euro, Comissão, instituições europeias”.

Centeno torna-se assim o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa” ]