A ex-ministra das Finanças irá receber cinco mil euros por menos de uma semana de trabalho por mês, aos quais se somam os cerca de 3400 euros que ainda recebe como deputada.
Maria Luís Albuquerque inicia funções como nova administradora não executiva da Arrow Global já esta segunda-feira mas será no próximo dia 24 que se dirige até à sede da empresa, em Manchester, para uma primeira reunião, avança o Diário de Notícias.
Segundo uma fonte próxima da ex-ministra, em declarações ao mesmo jornal, está previsto que Maria Luís “trabalhe uma média de dois a quatro dias por mês“, sendo por isso perfeitamente possível que continue a assumir o cargo de deputada.
Ainda no início desta semana, a subcomissão de ética se deverá pronunciar para dizer se existe, ou não, incompatibilidade entre o seu novo emprego e o trabalho enquanto deputada.
A ex-governante ficará responsável por aconselhar a empresa na área de auditoria e avaliação de risco, “não lhe cabendo a tomada de decisões operacionais” ou ter “sequer contacto, mesmo indiretamente, com potenciais clientes”, diz a mesma fonte.
Ao que apurou o mesmo jornal, tendo em conta o relatório e contas da Arrow, a remuneração prevista para o seu cargo é um total de 53 mil libras anuais, cerca de 70 mil euros.
Assim, a ex-ministra deverá receber cinco mil euros por mês, aos quais se somam ainda os 3426,48 euros que recebe como deputada, um lugar do qual não pretende abdicar.
Porém, o Correio da Manhã avança um valor de 100 mil euros anuais porque, aos anteriores 70 mil, somar-se-á um prémio em função dos resultados anuais obtidos.
Segundo o DN, os impostos sobre os rendimentos arrecadados serão pagos em Portugal, visto que Maria Luís tem morada fiscal registada no país, o que se traduz no pagamento da sobretaxa máxima (3,5%) e entrada no escalão de topo do IRS (acima dos 80 mil euros anuais).
ZAP
Houve quem dissesse que o melhor emprego em Portugal seria o de Ex-Ministro... Bem verdade! Mas a Maria Luis exagera! Infelizmente nada vai acontecer e a mulher vai-se ficar a rir... E ainda falam dos xuxas... Se o dinheiro sujo existisse, seria laranja!