DR

A polémica à volta dos cartazes do PS nesta campanha eleitoral continua imparável. Segundo o Observador, uma das mulheres que dá rosto às “histórias de desempregados” nos cartazes do PS pertence a uma jovem que não só não está desempregada como não autorizou o uso da sua foto nos cartazes da campanha.

Depois do caso de um cartaz da campanha “Não brinquem com os números, respeitem as pessoas“ que apresenta uma desempregada sem trabalho há cinco anos – ou seja, que perdeu o emprego durante o governo de José Sócrates – e dos cartazes “evangélicos” da campanha “É Tempo de Confiança“, mais um cartaz da campanha socialista está a gerar polémica.

Desta vez, o caso envolve Maria João Pinto, uma antiga colaboradora da junta de freguesia de Arroios, de maioria PS, que afirma que não deu autorização para que a sua foto fosse usada nos cartazes da campanha, e que nem sequer está desempregada.

“Não estou desempregada desde 2012. Não me podem envolver assim. Estes dados são mentira”, garantiu Maria João Pinto ao jornal online Observador.

“Estou revoltadíssima”, acrescenta a jovem.

Esta história não é minha. A afirmação é falsa”, afirma Maria João, referindo-se ao slogan do cartaz.

Maria João Pinto exige agora que o partido retire os cartazes, e pondera processar o Partido Socialista.

A campanha terá usado também fotos de outros dois colaboradores da junta de freguesia de Arroios.

PS pede desculpas às pessoas envolvidas

Entretanto, em nota oficial enviada à agência Lusa, o Partido Socialista pediu esta sexta-feira desculpas públicas às pessoas envolvidas nos cartazes do partido.

“O PS pede desculpas públicas, em especial às pessoas implicadas”, refere a nota do PS.

Na nota, o PS explica ter tido conhecimento de que “terá havido um entendimento, por parte das pessoas envolvidas, diferente do que havia sido determinado”.

“O PS solicitou já esclarecimentos pormenorizados aos fornecedores e prestadores de serviços, bem como todas as informações necessárias a que se possa avaliar o procedimento seguido”, salienta a nota.

O PS esclarece também que os cartazes em causa não são da autoria Edson Atayde.

Junta descarta responsabilidades

A presidente da Junta de Freguesia de Arroios disse entretanto este sábado que a responsabilidade pela utilização das fotografias dos colaboradores da junta na campanha socialista é da organização do partido, assegurando que apenas fez a ligação entre as duas partes.

Numa nota enviada hoje à comunicação social, a presidente da Junta, Margarida Martins, afirma que a sua intervenção apenas se centrou no contacto entre os colaboradores da junta e a organização do PS e que “a responsabilidade do que se passou, posteriormente, é da organização de campanha do partido”.

A autarca, que foi eleita pelo PS, confirma que foi contactada pela organização da campanha socialista “no sentido de identificar possíveis figurantes para integrarem uma campanha de ‘outdoors’ que iria sair brevemente”.

Está agendada para esta segunda-feira uma conferência de imprensa de Ascenso Simões, diretor de campanha de António Costa, para apresentar o jornal de campanha de praia e novos cartazes.

ZAP / Lusa