Luís Vasconcelos / Fundação Mário Soares
Maria Barroso e Mário Soares numa foto utilizada na campanha presidencial de 1985-1986
Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, está internada no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, em estado grave, confirmou à agência Lusa uma fonte familiar.
Em declarações à RTP Informação, o sobrinho de Maria Barroso afirma que a tia “está em coma profundo“, fruto de uma “hemorragia intracraniana”. Eduardo Barroso disse que a situação da tia “é muito grave, provavelmente irreversível”.
O Diário de Notícias noticiou esta sexta-feira que Maria Barroso foi hospitalizada, em estado grave, na sequência de uma queda.
Diplomada em Arte Dramática pela Escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Maria de Jesus Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel.
Atriz, foi uma das fundadoras do PS em Baden Munstereifel, na República Federal Alemã, em abril de 1973 – partido que teve como primeiro líder o seu marido, Mário Soares.
Professora e diretora do Colégio Moderno, em Lisboa, que foi fundado pelo seu sogro, João Lopes Soares, Maria Barroso candidatou-se a deputada pela oposição democrática em 1969 e foi deputada pelo PS nas primeiras eleições após o 25 de abril de 1974.
Durante os dois mandatos de Mário Soares como Presidente da República (1986/1995), Maria de Jesus Barroso dedicou-se a várias causas contra a exclusão social, a luta contra o racismo e xenofobia, tendo depois presidido à Cruz Vermelha Portuguesa entre 1997 e 2003.
Atualmente, continuava a exercer as funções de presidente do Conselho de Administração da Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos.
ZAP / Lusa
E o que é que tenho a ver com isso?!
Garanto que não fui eu!!