Rui Miguel Pedrosa / Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa abriu esta quinta-feira a porta à declaração de um novo estado de emergência em Portugal. O presidente admite fazer uma declaração ao país na próxima semana.

O presidente da República não descarta a possibilidade de declarar um novo estado de emergência em Portugal. No entanto, adianta que não seria necessariamente com as mesmas medidas do que o primeiro, ou seja, sem confinamento obrigatório da população.

“Tem de haver uma calibragem das medidas, algumas mais específicas para determinados territórios, outras globais, para todo o país”, disse Marcelo Rebelo de Sousa na receção aos ciclistas João Almeida e Rúben Guerreiro, em Belém.

“Vai ter de ser encontrado um equilíbrio, porque agora é mais difícil do que foi em março e é preciso haver consenso parlamentar e socialmente, porque as pessoas têm de perceber o que têm mesmo de fazer”, disse ainda o chefe de Estado, citado pelo Público.

O facto de se ter referido ao parlamento é sinal que está equacionar um novo estado de emergência, visto que para o declarar é necessário que o parlamento o autorize.

A decisão de avançar ou não para estado de emergência só deverá ser tomada no sábado, após a reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

O presidente da República admitiu hoje vir falar ao país na próxima semana, após o primeiro-ministro anunciar aos portugueses no sábado um roteiro de medidas para conter a propagação da covid-19.

Em resposta a questões dos jornalistas, na varanda do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que recebeu o primeiro-ministro, António Costa, em audiência, na quarta-feira.

“Ele expôs-me as ideias que tem. Vai ouvir sobre essas ideias os partidos políticos amanhã [sexta-feira]. Vai reunir um Conselho [de Ministros] extraordinário no sábado. Falará ao país no sábado a dizer as medidas para que aponta o Governo e o roteiro dessas medidas”, adiantou.

“E depois eu admito eventualmente dizer alguma coisa ao país no decurso da semana que vem”, acrescentou o chefe de Estado.

[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa” ]