PSD / Flickr

Marcelo Rebelo de Sousa

Ele nem sequer ainda se assumiu como candidato à Presidência da República, mas é, sem margem para dúvidas, o mais forte concorrente a Belém. Marcelo Rebelo de Sousa conquista 50% das intenções de voto numa sondagem levada a cabo pela Intercampus para o Público e para a TVI.

Nesta pesquisa aos eleitores, Marcelo Rebelo de Sousa contabiliza 49,3% dos votos, situação que releva a possibilidade de o actual comentador televisivo ser eleito logo à primeira volta. Isto caso avance, como se espera, para uma candidatura.

Em segundo lugar nesta sondagem publicada pelo Público surge Maria de Belém com 17% das intenções de voto e em terceiro Rui Rio com 15,1%.

Curiosamente, ou nem tanto, os únicos dois candidatos assumidos às Presidenciais surgem no fundo da tabela, com Sampaio da Nóvoa a recolher 10,1% de votos e Henrique Neto apenas 1,4%.

A sondagem Correio da Manhã/Aximage dá menos vantagem a Marcelo Rebelo de Sousa, que recolhe neste caso 29,7%

das intenções de voto, mas coloca-o ainda assim à frente de Rui Rio (21,5%) e de Maria de Belém (14,7%).

Sampaio da Nóvoa recolhe 13% dos votos e Henrique Neto somente 1,1%.

Pelo meio aparece Jerónimo de Sousa, eventual candidato do PCP, com 10,3%.

Estes números vêm confirmar o cenário cada vez mais previsível de uma candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa. Ele já admitiu ter falado com a família sobre esta possibilidade.

Entre a Coligação de Direita que venceu as legislativas deste domingo, é já uma certeza de que o comentador é a melhor opção para Belém. Tanto mais como figura que recolhe consenso entre PSD e CDS que acreditam ser vantajoso manter a unidade das legislativas também nas Presidenciais.

SV, ZAP