Uma nova sondagem coloca Marcelo Rebelo de Sousa a ganhar as eleições presidenciais de 24 de Janeiro de 2016 à primeira volta. O professor é o favorito à direita, mas também entre os eleitores do PS e do Bloco de Esquerda. Só não conquista os comunistas.
A sondagem da Aximage, cujos resultados são divulgados pelo Jornal de Negócios, coloca Marcelo Rebelo de Sousa bem distante da concorrência com 54,6% dos votos.
Ainda recentemente, tinha sido divulgada uma outra sondagem que concluía que o candidato a Belém não ganharia na primeira volta das eleições.
Mas os novos dados contrariam esta ideia, colocando Marcelo à frente dos segundos candidatos mais votados, Maria de Belém (com 13,4% das intenções de voto) e Sampaio da Nóvoa (com 13,2%). Os dois candidatos conotados com o PS estão colados nesta luta pela Presidência.
Esta sondagem ainda apresenta o dado interessante de colocar o professor como o preferido não só dos votantes de PSD e CDS, mas também do PS e até do Bloco de Esquerda
.Só os eleitores do PCP, segundo a sondagem, votariam maioritariamente em Edgar Silva, o único candidato apoiado pelo partido.
“Marcelo tem o apoio de PSD e CDS e o silêncio de António Costa”
Pedro Santana Lopes fez referência a este facto de Marcelo poder conquistar a simpatia de um eleitorado mais vasto que não apenas os habituais votantes de direita, referindo na Edição da Noite da SIC Notícias a circunstância de António Costa não ter declarado apoio oficial a nenhum candidato.
“Os candidatos da esquerda estão sem apoio nenhum e Marcelo tem o apoio do PSD, do CDS e o silêncio de António Costa, e vai dizendo que tudo fará para o Governo de António Costa ter sucesso”, constata Santana Lopes referindo-se a declarações do professor na sua primeira grande entrevista como candidato presidencial.
No fundo da tabela da sondagem, surge à cabeça Marisa Matias, a candidata do Bloco de Esquerda, com 2,4% das intenções de voto. Edgar Silva soma 1,9% e Paulo Morais aparece com 1,1%. Ainda no fundo da lista surge Henrique Neto, que consegue apenas 0,4% de votos.
A sondagem apurou ainda a existência de 13% de indecisos com a abstenção a situar-se nos 37,7%.
ZAP
Parece que o candidato ASNO (AntonioSampaiodaNOvoa) está entalado... Que pena... Pode ser que algum teatro o recicle... A ele e à amiguinha Catarina, que também é das artes, e licenciada!