Estela Silva / Lusa

A seis meses das presidencias de janeiro, uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã revela que Marcelo Rebelo de Sousa pode conseguir um resultado ainda melhor do que o de Mário Soares em 1991.

Segundo a sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã, dos cinco eventuais candidatos na corrida a Belém, o atual Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe, neste momento, 70,8% das intenções de voto. Este número é superior aos 70,35% conseguidos por Mário Soares em 1991.

A sondagem revela que a ex-eurodeputada socialista Ana Gomes recolhe 9,7% das intenções de voto, caindo um ponto percentual face a junho. Já o líder do Chega, André Ventura, cai para 5% – menos 4,8% que no mês passado.

Com 4% de intenções de votos surge a deputada do Bloco de Esquerda Marisa Matias e, com 2,6%, o secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa.

De acordo com o Jornal de Negócios, 4% dos inquiridos respondeu que não votaria em nenhum deste cinco possíveis candidatos.

Marcelo ainda não anunciou formalmente a candidatura ao segundo mandato, mas recentemente António Costa deu o pontapé de saída, numa visita em maio à Autoeuropa, durante a qual desafiou Marcelo a regressar daí a um ano, já num novo mandato. Marcelo disse que só irá comunicar a sua decisão após convocar eleições

, “provavelmente em novembro“.

A ex-eurodepurada socialista Ana Gomes admitiu refletir “sem pressas” sobre uma candidatura à Presidência da República.

André Ventura anunciou, através de um vídeo enviado a dirigentes e militantes do Chega, que se vai candidatar à Presidência da República nas presidenciais de 2021.

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, disse que o Bloco de Esquerda apresentará “no seu tempo” a “sua candidatura” à Presidência da República, sendo Marisa Matias o nome apontado para uma candidatura própria.

O PCP adiantou no final de junho que o partido vai apresentar o seu candidato presidencial já em setembro.

Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito no início de 2016 com 52% dos votos. Sampaio da Nóvoa teve 23% dos votos e Marisa Matias 10,13%.

As próximas eleições presidenciais realizam-se em janeiro do próximo ano.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]