[sc name=”ZAPV” url=”https://player.vimeo.com/external/353039778.m3u8?s=256bd6899ddd170e321148be912f2ff1997be076&oauth2_token_id=1275135991″ thumb=”https://i.vimeocdn.com/video/805090540_1280x716.jpg” src=”https://vimeo.com/353039778″]

O manto que se encontra sob o super-vulcão de Yellowstone, nos Estados Unidos, estende-se até aos estados da Califórnia e do Oregon, afirma o geólogo Victor Camp, da Universidade Estadual de San Diego.

O cientista descobriu que o vulcão norte-americano é alimentado por “canais em forma de dedos” de rocha derretida, que fornecem magma aos campos vulcânicos de Newberry, a leste do estado do Oregon, e do lago Medicine, no nordeste da Califórnia.

De acordo com a sua investigação, cujos resultados foram publicados na Geology, a pluma mantélica que alimentava Yellowstone subiu, encontrando a base da placa tectónica norte-americana, onde estava trancada. Foi neste ponto que a pluma derreteu, espalhando-se depois para oeste.

Para chegar a esta conclusão, o geólogo recorreu a imagens de tomografia sísmica, química e dados sobre a rocha vulcânica da superfície do vulcão para rastrear como é que a rocha derretida se espalhou por canais estreitos, dividindo-se em novas ramificações quando saiu de Yellowstone e alcançou depois a Califórnia e o Oregon.

De acordo com Camp, durante os últimos dois milhões de anos, a rocha do manto que percorre estas rotas foi responsável pelas erupções no campo de fluxo de lava da reserva nacional das Crateras da Lua, no Idaho

. Segundo a Newsweek, estes canais terminam no vulcão Medicine Lake e no vulcão Newberry.

“Estes canais permitiram que o manto de baixa densidade se acumulasse contra o arco de Cascades, fornecendo assim uma fonte aquecida para o magmatismo máfico, rico em magnésio e ferro, nos campos vulcânicos de Newberry e Medicine Lake”.

As descobertas podem, explicou o cientista, ajudar a melhor compreender como é que se move a rocha do manto e como é que ocorrem as super-erupções.

Em declarações ao mesmo site, a vulcanologista Rebecca Williams, da Universidade de Hull, no Reino Unido, mostrou-se cética quanto aos resultados, dando conta de que o estudo não apresenta novos dados que apoiem em ideia de que a atividade vulcânica na área de Newberry e Medicine Lake tem origem no manto de Yellowstone.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]