Tor Håkon / Flickr

A Inspeção Geral das Atividades Culturais terá enviado aos operadores de telecomunicações a lista com mais de 50 sites com conteúdo pirata, com o objetivo de estes serem bloqueados nos próximos dias.

Foi no início desta semana que a Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) enviou a lista com os 51 sites piratas que as operadoras de telecomunicações, nomeadamente, a Cabovisão, a Meo, a NOS e a Vodafone, deverão bloquear nos próximos dias, avança a Exame Informática.

Esta medida tem como principal objetivo o combate à pirataria em Portugal, já que todos os sites são emissores assumidos de conteúdos multimédia não autorizados como, por exemplo, vídeos, jogos, revistas e músicas.

A notificação foi enviada no âmbito de um memorando de entendimento entre a secretaria de estado da cultura, a IGAC, os representantes das operadoras, a indústria do cinema e as associações de combate à pirataria.

De acordo com a revista, os sites sujeitos a este bloqueio foram selecionado devido à sua popularidade, ao número total de visitas e pelos repositórios de ficheiros piratas que têm à disposição.

A notícia divulgada pela Exame Informática tem a lista completa dos sites que estão sujeitos a bloqueio e alguns deles já se encontram bloqueados, como é o caso do Tugaflix, o Tuga.io, o Toppt, o Ratotv e o FilmesOnlineGrátis.

Estes 51 sites são a primeira das muitas investidas acordadas. O memorando de entendimento prevê que sejam enviadas, duas vezes por mês, notificações com listas de sites que devem ser bloqueados.

ZAP