Mario Cruz / Lusa
Novas sondagens divulgadas neste sábado confirmam a tendência de vitória do PS nas eleições legislativas de 6 de Outubro, colocando os socialistas muito perto da maioria absoluta. E, neste momento, essa é a única preocupação do partido que teme a desmobilização.
Se as eleições fossem hoje, o PS garantiria mais de 115 assentos parlamentares, ficando à porta da maioria absoluta, de acordo com uma sondagem do ICS e ISCTE para a SIC/Expresso que dá 42% das intenções de voto ao PS.
Os números desta sondagem colocam o PS com mais 19 pontos percentuais do que o PSD que arrecada apenas 23% dos votos. A confirmar-se um cenário destes, seria a maior diferença da história entre os dois partidos em eleições.
Num estudo de opinião da Eurosondagem publicado por Sol, Porto Canal, Diário de Notícias da Madeira e Diário Insular dos Açores, a a diferença entre socialistas e sociais-democratas é reduzida, mas o PS continua à frente com 38,3% dos votos e mais 15 pontos percentuais do que o PSD.
Nesta sondagem, o PSD aparece em segundo lugar nas intenções de voto com 23,3%, seguindo-se o Bloco de Esquerda com 9,5%, a CDU com 7,1%, o CDS-PP com 5,5% e o PAN com 4,5%.
A sondagem do ICS e ISCTE coloca o Bloco com 9% dos votos, a CDU com 6%, o CDS-PP com 5% e o PAN com 4%.
Estes números reflectem um cenário de provável vitória do PS nas legislativas, seguindo a tendência que se vem verificando nas sondagens que são realizadas desde o ano passado.
A maioria absoluta aparece no horizonte como possível e começa a surgir entre as hostes do PS como um possível “Papão” que pode afastar eleitores. O receio é de que a vantagem anunciada acabe por levar à desmobilização de quem vota no PS, como avança o Expresso
.“Os inquiridos que dizem votar no PS preferem que António Costa não tenha maioria absoluta”, aponta o semanário, na análise aos resultados da sondagem, frisando que “o dilema dos eleitores é a maior preocupação do estado-maior do PS”.
O anúncio de uma potencial maioria absoluta acarreta o “perigo de afastar os eleitores socialistas para outros partidos a poucas semanas da ida às urnas”, constata ainda o jornal.
Costa esmaga Rio em toda a linha (até na honestidade)
Na avaliação aos lideres políticos nacionais realizada na sondagem do ICS e do ISCTE para o Expresso e a SIC, só Marcelo Rebelo de Sousa bate António Costa em termos de popularidade.
O estudo avaliou oito características consideradas relevantes para a análise dos lideres, com Costa a levar a melhor sobre Rio em todos, sendo considerado o mais forte, o mais experiente, o mais ponderado, o mais competente, o mais preocupado com as pessoas, o mais honesto, o mais franco e o mais simpático.
No item “líder mais forte”, Costa consegue mais de 50% contra apenas 14% de Rio. E só 15% dos inquiridos considera que o líder do PSD que apresenta a honestidade como um dos seus principais traços, é mais honesto do que Costa que arrecada 36% dos votos.
Até entre o eleitorado de direita Costa é analisado de forma mais positiva do que Rio, segundo os dados da sondagem.
O presidente do PSD terá oportunidade de ganhar terreno sobre Costa no frente-a-frente da próxima segunda-feira, no debate com o líder do PS no âmbito das eleições legislativas.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa”]
Kosta mais honesto????devem estar a brincar... só pode.