Os convidados do programa “The Infinite Monkey Cage” da BBC estavam a discutir a ciência e o paranormal quando o físico Brian Cox, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, garantiu que o maior acelerador de partículas do mundo provou a inexistência de fantasmas.
“Não estamos aqui para debater a existência de fantasmas, porque eles não existem. Se queremos que algum tipo de padrão que carrega informações sobre as nossas células vivas persista, então temos de especificar exatamente qual é o meio que carrega esse padrão e como é que ele interage com as partículas de matéria a partir das quais os nossos corpos são feitos”, defendeu Cox.
“Temos que inventar uma extensão para o Modelo Padrão da Física de Partículas que escapou à deteção no Grande Colisor de Hadrões. Isso é quase inconcebível nas escalas de energia típicas das interações de partículas nos nossos corpos”, diz Cox.
Como o especialista usou alguns termos científicos que podem confundir leigos, o astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson quis esclarecer a sua afirmação.
“Se entendi bem, você afirmou que a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN) refutou a existência de fantasmas”, destacou o astrofísico. E Brian Cox consentiu.
O Grande Colisor de Hadrões (Large Hadron Collider – LHC) do CERN, é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo. O laboratório localiza-se a 175 metros abaixo do solo na fronteira franco-suíça, perto de Genebra.
Brian Cox explica que, se houvesse algum tipo de substância a “dirigir” os nossos corpos (algo que poderia transformar-se num fantasma depois da nossa morte), então deveria interagir com as partículas que formam o corpo humano.
Visto que o LHC já fez medidas de alta precisão sobre as maneiras como as partículas interagem, o especialista conclui que “não pode haver nenhuma fonte de energia que esteja a dirigir os nossos corpos”.
Segundo Cox, se os fantasmas existissem, seriam feitos de partículas. Portanto, se esses fenómenos paranormais estivessem mesmo a invadir o mundo físico, então o seu “rasto” seria facilmente detetado pelo LHC – e isso não aconteceu.
[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”http://hypescience.com/lhc-provou-inexistencia-de-fantasmas-disse-cientista/” source=”Hypescience” ]
Caro "É tempo de acabar com as pseudo-notícias". Já escrevi aqui uma resposta várias vezes mas... Por qualquer razão que me escapa... A ZAP continua a bloquear a maioria das minhas respostas. Deve pensar que não dá trabalho escrever respostas longas para depois as perder. Tenho de começar a fazer copy paste pró Notepad.
Tenho também de começar a ir fazer barulho para a página do Facebook do ZAP, porque embora o ZAP seja livre de censurar os comentários que entende, os meus não têm nada de censurável nem de obsceno. Acho que a ZAP devia lembrar-se de que o tráfego do seu site, depende em grande parte dos leitores que depois comentam. Boquear assim as respostas é uma total falta de respeito. Já tenho dois no Notepad que não passaram aqui!