International Animal Rescue / EPA
Uma fêmea de orangotango-de-bornéu e a sua cria foram resgatados em estado de choque numa aldeia na Indonésia, depois de terem sido atacados pelos habitantes locais.
Os dois animais, que fugiam de um incêndio florestal, estavam desnutridos e abraçados quando foram encontrados pela organização International Animal Rescue na aldeia de Ketapang, na Indonésia, avança a BBC
.Os habitantes da aldeia sentiram-se ameaçados pela presença da primata e da sua cria, apedrejando-os e tentando depois amarrá-los.
Os membros da equipa de resgate disseram que a mãe estava muito magra, tinha várias feridas na pele provocadas pela corda e estava já com os pulsos atados.
Na altura, os dois orangotangos foram anestesiados e tratados, tendo sido posteriormente libertados numa zona florestal segura.
Muitos destes animais são forçados a deixar os seus habitats naturais, graças aos incêndios que deflagraram este ano na Indonésia, e acabam por invadir assim as aldeias vizinhas à procura de alimento.
Os primatas são vistos como pragas pelos locais, sendo este um de muitos episódios infelizes contra esta espécie. Só nos últimos dois meses, a organização britânica já realizou mais de 12 operações semelhantes.
ZAP / BBC
sem comentário