Justin Lane / EPA

Ghazala Khan e Khizr Khan, pais do capitão do Exército norte-americano Humayun Khan, morto no Iraque em 2004

A mãe de um militar muçulmano americano morto em combate respondeu a Donald Trump depois de o candidato republicano à Presidência questionar o seu silêncio durante o discurso do marido na convenção Democrata da semana passada.

Ghazala Khan afirma que Trump é ignorante sobre o Islão e que desconhece o significado da palavra “sacrifício”.

O seu marido, Khizr Khan, atacou o candidato republicano num discurso emocionado na última quinta-feira, durante a convenção nacional do Partido Democrata.

Na convenção em Filadélfia, o americano de origem paquistanesa disse que, se dependesse de Trump, o seu filho – o capitão Humayun Khan, foi morto por um carro-bomba no Iraque em 2004, aos 27 anos – não teria entrado nos EUA, já que o candidato republicano defende impedir a entrada de muçulmanos no país.

Respondendo às críticas de Khizr Khan, Trump afirmou, em entrevista à rede ABC: “Se olhar para a mulher dele, ela estava lá em pé. Não tinha nada a dizer… Talvez não tenha sido autorizada a ter algo a dizer. Diga-me você”.

Trump afirmou ainda que Khizr disse “coisas imprecisas” sobre si. “Enquanto eu sinto profundamente a perda do seu filho, o sr. Khan, que nunca me encontrou, não tem o direito de aparecer diante de milhões de pessoas e dizer que nunca li a Constituição e muitas outras coisas imprecisas”.

“Mal conseguia controlar-me”

Assim, num artigo de opinião no jornal The Washington Post, intitulado “Trump criticou o meu silêncio. Ele não sabe nada sobre o verdadeiro sacrifício”, Ghazala Khan escreve que o marido perguntou se ela queria falar na convenção, mas ela afirmou estar ainda muito perturbada.

“Caminhando ao palco da convenção, com uma enorme imagem do meu filho atrás de mim, eu mal conseguia controlar-me. Que mãe conseguiria? Donald Trump tem filhos que ama. Ele não consegue imaginar porque é que não falei?”, escreveu.

“Quando Donald Trump fala sobre o Islão, ele é ignorante

. Se tivesse estudado o Islão real e o Corão, todas as ideias que tem sobre terroristas iriam mudar, porque o terrorismo é uma religião diferente”.

A mãe do capitão acrescentou: “Donald Trump disse que fez muitos sacrifícios. Ele não sabe o significado da palavra sacrifício“.

Ghazala Khan afirmou que, embora não tenha discursado, “todo o mundo, todos os Estados Unidos sentiram a minha dor”.

Troca de farpas arrisca campanha

As afirmações de Trump foram alvo de reprovação tanto da parte de democratas como de membros do próprio partido republicano.

O correspondente da BBC na América do Norte, Anthony Zurcher, conclui numa análise aos comentários de Trump que “não há como um político entrar numa guerra de declarações com os pais de um soldado que morreu como herói no campo de batalha e não terminar mal”.

O jornalista considera as declarações de Trump “pouco elegantes” e afirma que, “ao questionar o silêncio de Ghazala Khan durante discurso de seu marido na convenção nacional do Partido Democrata, ele basicamente a desafiou a dar um passo à frente. E ela deu esse passo”.

O correspondente sublinha, no entanto, que agora que os candidatos estão a entrar oficialmente na corrida presidencial, Trump precisa expandir a sua base de apoio se quiser vencer. “Uma troca de farpas como essa torna essa tarefa extremamente difícil”, alerta.

ZAP / BBC