dr redeangola.info

Luaty Beirão, músico luso-angolano

O músico e activista político angolano Luaty Beirão critica os responsáveis do poder, no seu país, com a divulgação de um vídeo que mostra uma mulher grávida a dar à luz no meio da rua porque a maternidade se terá recusado a atendê-la.

Através do seu perfil do Facebook, Luaty Beirão partilha o vídeo onde se pode ver um grupo de mulheres a taparem a grávida que estará a ter o filho em plena rua, “em frente à maternidade que recusou atendê-la, no meio de uma estrada de terra batida”, conforme relata o activista.

Luaty Beirão critica “o descaso e o abandono total do povo”, notando que a situação actual do país “é de revolver as tripas a qualquer divindade” e referindo “a realeza que se enriqueceu à custa do erário público, com o nobre propósito de se criar uma burguesia nacional”.

O músico diz, por fim, que tentou carregar também, sem êxito, o vídeo em que o filho do Presidente de Angola, Eduane Danilo dos Santos, arremata um relógio (ou “quadros” de um fotógrafo) num leilão, em Cannes, França, por 500 mil euros

, “para que os contrastes estivessem disponíveis lado a lado”.

Este caso de Eduane deu muito que falar, com muitas críticas nas redes sociais, numa altura em que a saúde de José Eduardo dos Santos causa preocupação e quando a contestação em Angola parece estar a subir de tom.

Luaty Beirão, que esteve na 43ª Feira do Livro do Funchal, na Madeira, neste fim-de-semana, diz que os angolanos “começam a falar mais e a protestar mais, ainda que seja em espaços reduzidos, como as redes sociais”, cita o Diário de Notícias da Madeira.

O activista esteve no arquipélago a apresentar o seu livro “Sou Eu Mais Livre, Então” que escreveu enquanto esteve preso, em Angola, em 2015.

[sc name=”assina” by=”SV, ZAP”]