keyonir / Flickr

Praia da Costa da Caparica

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de Lisboa e Oeste.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou esta quarta-feira a lotação máxima das praias Barlavento e Sotavento algarvio, do Tejo e do Oeste. Pode consultar a lotação das praias destas zonas clicando na respetiva hiperligação. Dentro dos próximos dias será revelada a lotação das restantes praias do território português.

A época balnear começa dia 6 de junho, numa altura em que já se começam a fazer os preparativos para manter as regras de distanciamento social nas praias.

A título de exemplo, escreve o Público, a Praia do Amado, em Aljezur, tem capacidade para para 1.300 pessoas e a Praia de Santo António, na Costa da Caparica, pode receber 1.200 banhistas. O Jornal Económico dá conta que a Praia da Rocha, em Portimão, limitada a 8.800 pessoas e Carcavelos, em Lisboa, a 12.100.

Na região do Oeste e Tejo as praias com maior lotação são a da Nazaré com 17.100 pessoas, seguindo-se depois Fonte da Telha, subdividida em três praias, com capacidade para 14.500 pessoas, a praia de Carcavelos.

Para definir o número máximo de pessoas que pode entrar em determinada área de areal, a APA recorreu a um conjunto de critérios, considerando as características biofísicas e faixas de salvaguarda ao risco costeiro.

Além disso, teve em consideração as condições morfológicas e oceanográficas das praias.

Neste verão, cada pessoa terá direito a uma área de 8,5 m2, de forma a manter o distanciamento social. “Em contexto covid-19 importa garantir a distância de segurança e a consequente redução da capacidade de ocupação do areal em determinadas praias”, explica a Agência Portuguesa do Ambiente em comunicado.

[sc name=”assina” by=”ZAP” ]