O Documento Único Automóvel (DUA) vai passar a ter uma nova configuração, com um formato semelhante ao do cartão de cidadão, pelo que será mais fácil de manusear e de guardar na carteira, informou o Ministério da Justiça.
O novo DUA entra em vigor em 1 de agosto e aplica-se, numa primeira fase, a novas matrículas, e em 2020 a todos os veículos.
Esta medida é coordenada pelo Instituto dos Registo e Notariado (IRN), em colaboração com o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT), a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) e as diversas entidades fiscalizadoras do trânsito (GNR, ANSR).
“O ´DUA na Carteira´ é uma medida Simplex+
incluída no Plano Justiça +Próxima, que visa também simplificar o conteúdo informativo disponível no documento e reúne dados relativos às características do veículo e ao seu proprietário”, refere o MJ.No primeiro semestre de 2019 foram emitidos 137.446 DUA em todo o país, estimando o IRN que, até ao final do ano, sejam emitidos cerca de 1,7 milhões de documentos, dos quais cerca de 200 mil terão já este novo formato.
[sc name=”assina” source=”Lusa” ]
Preparem-se proprietários de automóveis que vem aí um assalto em grande escala às vossas carteiras. A ver pelo que fizeram com a substituição dos livretes das armas, obrigando os titulares a pagarem 25 euros por cada livrete substituído - à força e sem qualquer necessidade objectiva nem vantagem para o próprio, nem para os cidadãos em geral! - o roubo terá rendido cerca de 30 milhões de euros. Agora pensem bem no que podem encaixar com os milhões de carros que estão com as matrículas activas! É só fartar, vilanagem!...