Guido Radig / Wikimedia

Elétrico na baixa de Lisboa

A cidade de Lisboa foi hoje eleita como Capital Europeia do Voluntariado 2015, decisão que foi revelada na véspera do Dia Internacional do Voluntariado, que se assinala amanhã, anunciou o município.

“Lisboa foi hoje escolhida como Capital Europeia do Voluntariado em 2015, sucedendo à cidade de Barcelona, que com este anúncio encerrou as actividades que o município catalão desenvolveu durante o ano em que teve este estatuto”, lê-se numa nota do gabinete do vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, enviada à agência Lusa.

A escolha foi revelada esta quinta-feira em Barcelona, adiantou a autarquia.

Entre as cidades que estavam a concurso encontravam-se Basileia, na Suíça, e Nápoles, em Itália.

De acordo com o comunicado, foram analisados os níveis de aplicação, por cada município concorrente, das políticas incluídas na Agenda Política para o Voluntariado na Europa, PAVE, apresentado em 2011, como “a dinâmica global do voluntariado, as qualidades do trabalho desenvolvido no âmbito deste sector, a relevância do seu papel na comunidade e o reconhecimento conferido ao papel do voluntário”, pode ler-se.

A câmara realça que este estatuto visa “promover o voluntariado a nível das políticas locais, dando ênfase às cidades que melhor desenvolvem e acolhem estratégias de participação e envolvimento de parceiros e organizações de voluntários nas suas estratégias de intervenção”.

A capital portuguesa vai celebrar o feito com um encontro na sexta-feira, às 17 horas nos Paços do Concelho, entre pessoas que estão à procura de locais para fazer voluntariado e organizações que estão à procura de voluntários.

/Lusa