A cadeia de supermercados Lidl Portugal anunciou esta segunda-feira que decidiu aumentar para 600 euros o valor do ordenado de mínimo dos seus funcionários, praticado no primeiro ano de trabalho.

Em comunicado, Afroditi Pampa, presidente executivo do Lidl Portugal, recorda que o ordenado mínimo praticado no Lidl “já é acima do ordenado mínimo nacional”.

“Com esta medida, todos os colaboradores a tempo inteiro que auferiam o valor base de 570 euros passam a receber o novo valor de 600 euros”, acrescenta o director da cadeia de supermercados de origem alemã, que celebra 20 anos em Portugal.

O aumento, de 5,26%, irá entrar em vigor a01 de janeiro do próximo ano.

“A medida entra em vigor no próximo dia 1 de janeiro de 2016″, especifica o presidente executivo do Lidl,”e aplica-se todos os novos colaboradores

das lojas e entrepostos, já que se trata do ordenado auferido no primeiro ano de trabalho”.

O Lidl é uma rede de supermercados presente em 26 países europeus, fundada em Ludwigshafen, na Alemanha, e pertence actualmente ao Grupo Schwarz, uma rede com cerca de 600 subsidiárias, fundações e sectores empresariais.

Depois da abertura da primeira loja Lidl, em 1973, tornou-se o maior grupo alemão de distribuição, com mais de 9.900 lojas em toda a Europa, movimentando 54 bilhões de euros em negócios.

Em Portugal, a rede tem 240 lojas, 4 entrepostos e 4.800 trabalhadores.

ZAP