Hugo Delgado / Lusa

Hugo Soares, líder parlamentar da bancada do PSD

Uma vez que o partido elegeu um novo presidente, Rui Rio, Hugo Soares, o líder parlamentar do PSD, deve colocar rapidamente o lugar à disposição, defende Marques Mendes. Os vices da bancada do PSD já puseram o lugar à disposição.

Marques Guedes, Fernando Negrão ou Leitão Amaro são os nomes que se começam a ouvir em alternativa ao de Hugo Soares para a liderança parlamentar dos sociais-democratas.

Durante a campanha para as eleições diretas, Hugo Soares assumiu-se apoiante de Santana Lopes e é por isso que agora “se impõe que disponibilize o seu lugar” como líder parlamentar, tendo em conta que venceu Rui Rio, defende Marques Mendes.

O Observador conta que Sérgio Azevedo e Amadeu Albergaria, os vices da bancada social-democrata, já colocaram os respetivos ligares à disposição porque, segundo Sérgio Azevedo, “é evidente que saber perder é saber tirar consequências”. No entanto, Hugo soares fez saber que não tem intenção de seguir os passos dos dois deputados.

De acordo com a agência Lusa, Hugo Soares deverá falar com Rui Rio nas próximas duas semanas. Até lá, o líder parlamentar do PSD mantém-se no cargo e não pretende colocar o lugar à disposição. Ele que já tinha deixado um aviso a Rui Rio: eleito em julho de 2017, o seu mandato é de dois anos e quem elege a liderança do grupo parlamentar são os deputados, algo que Rio não é.

Por outro lado, Marques Mendes lembra que, não sendo deputado, Rui Rio “tem que ter no parlamento uma pessoa de confiança”. Apesar de caber aos deputados decidirem quem elegem presidente da bancada, Marques Mendes insistiu: “é assim que as coisas se fazem” e recordou que fez o mesmo quando o próprio era líder parlamentar

, após a saída de Marcelo Rebelo de Sousa da liderança e entrada de Durão Barroso.

Em defesa da continuidade de Hugo Soares, saíram os deputados e antigos ministros Paula Teixeira da Cruz e Carlos Costa Neves.

“A bancada parlamentar tem legitimidade própria, o líder parlamentar é eleito entre os seus pares e o atual líder parlamentar acabou de ser eleito com uma percentagem expressiva e por isso tem toda a legitimidade para continuar”, defendeu Teixeira da Cruz.

Carlos Costa Neves, ex-secretário de Estado dos Assuntos Europeus e antigo líder do PSD-Açores, aconselhou o presidente eleito a tratar a questão da direção da bancada com “algum cuidado” e “muita serenidade”.

Hugo Soares foi eleito em 19 de julho do ano passado, para um mandato de dois anos, com 85,4% de votos, correspondentes a 76 votos favoráveis, 12 votos brancos e um nulo, sucedendo no cargo a Luís Montenegro, que atingiu o limite de três mandatos consecutivos.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=”Lusa”]