Mário Cruz / Lusa
“Os portugueses gostaram da geringonça.” A conclusão é de António Costa que, na noite eleitoral, vincou que vai tentar repetir esta solução governativa na nova legislatura, contactando não só os parceiros Bloco de Esquerda e PCP, mas também o PAN e o Livre.
No seu discurso de vitória na noite eleitoral, o secretário-geral do PS considerou que o seu partido venceu e reforçou a posição política no Parlamento, aumentando em número de mandatos e de votos, tendo triunfado em 15 dos círculos do território nacional.
“O PS não é só um grande partido popular, é também um grande partido nacional”, declarou o líder socialista.
Num discurso onde repetiu, por diversas vezes, a ideia da “estabilidade”, António Costa considerou que “o PS vai empenhar-se em garantir soluções de estabilidade no horizonte da legislatura”. Deste modo, refere que o PS vai tentar “renovar a solução política” com PCP e Bloco, mas que também vai encetar contactos com o PAN e com o Livre.
O PAN conseguiu eleger 4 deputados e o Livre elegeu o primeiro deputado
da sua história, pelo círculo eleitoral de Lisboa.“Independentemente da vontade dos outros, a nossa determinação é garantir 4 anos de estabilidade”, considerou António Costa, frisando que “a estabilidade política é essencial à credibilidade internacional de Portugal“.
“O PSD e o CDS, mesmo com o reforço da Iniciativa Liberal e do Chega, tiveram uma derrota histórica“, vinca ainda Costa, frisando que o “resultado expressa o facto de não terem apresentado alternativa credível ao PS, mas também a rejeição que os portugueses fazem de uma campanha eleitoral assente em casos e ataques pessoais”.
Olhando ao futuro, António Costa garante que o PS vai “manter-se firme na trajectória das contas certas” e que nunca cederá “na defesa de uma Europa mais forte, mais coesa e mais solidária”.
[sc name=”assina” by=”ZAP” source=”Lusa”]
Gostaria de saber o que esta reeleição implica na prometida "pré-reforma ativa" prometida pelo Dr A Costa caso vencesse as eleições. Vamos continuar com as leis de fachada? foi mais uma publicidade enganosa?