Um dia destes ainda acordamos para um mundo onde as redes sociais são ilegais
A função de encontrar amigos do Facebook parece não ter conseguido encontrar amizades nos tribunais alemães, que dizem que esta função é abusiva e ilegal.
Sendo o Facebook uma rede social que vive à custa das amizades online, será lógico que disponibilize uma função que ajude a encontrar os amigos que por lá já andam.
Isto é feito (para quem quiser) analisando a lista de contactos de um utilizador para ver se nela constam pessoas já registadas no Facebook que queiramos adicionar como amigos.
O problema é que, a quem não for utilizador do Facebook, a função envia um email a pedir que a pessoa se junte ao serviço – e é isso que os tribunais alemães consideram ser o equivalente a spam, e ilegal.
Os tribunais consideram isto como uma forma abusiva de publicidade feita à custa dos dados de cada utilizador, uma vez que se trata de um sistema automático e não de um pedido iniciado expressamente pelo utilizador para cada um dos contactos a pedir que se junte ao Facebook.
Por isso, os tribunais exigem que o Facebook remova esta funcionalidade na Alemanha – sendo de imaginar que, se o Facebook quisesse ser criativo, facilmente poderia passar a deixar que este processo fosse iniciado manualmente pelo utilizador, contornando as objecções do tribunal.
No entanto, não se saibe até que ponto é que o Facebook está com paciência para “brincar” com as burocracias Europeias.
Um dia destes ainda acordamos para um mundo onde as redes sociais são ilegais, pois passa a considerar-se um abuso que um qualquer desconhecido nos peça amizade ou nos “siga”.
É que não só está a incomodar-nos, como poderá estar a invadir a nossa privacidade.
O que é mais ridículo é a grande maioria das pessoas servirem-se desta rede para tudo descarregarem da sua vida privada e não só, mas isso cada um é responsável pela ignorância ou estupidez que possui.