EPP / Flickr

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo.

Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, pode ser envolvido num processo judicial em que estão a ser investigadas alegadas escutas ilegais a responsáveis políticos e outros cidadãos luxemburgueses. De acordo com o The Times, funcionários de Jucker prestaram declarações falsas, sob juramento, no âmbito do processo.

O processo, instaurado na passada segunda-feira, 4 de dezembro, numa instrução liderada pelo juíz Eric Shammo, recai sobre funcionários que trabalhavam para o primeiro-ministro do Luxemburgo, em 2007. Há alegações de provas adulteradas num inquérito sobre escutas.

O tribunal pretende descobrir se os oficiais que trabalhavam com Juncker, há dez anos, falsificaram os dados que apresentaram ao Parlamento e aos tribunais, em investigações que ocorreram em 2012 e 2013, na então fase final de governação do antigo primeiro-ministro.

As investigações concentram-se em eventuais transcrições adulteradas de uma conversa escutada entre Juncker e Marco Mille

, líder dos serviços secretos luxemburgueses naquela altura e o principal suspeito.

Pensa-se que a edição dessas conversas teve como intuito a omissão do envolvimento de Jean-Claude Juncker num esquema de escutas a vários responsáveis políticos do país. Podem, inclusive, ter sido escondidos termos da conversa em que o ex-primeiro-ministro dá autorização à realização dessas escutas.

Segundo o DN, Jucker poderá ter autorizado, então, as escutas a Loris Mariotto, o empresário que acusou a família grão-ducal do país de estar envolvida em atentados terroristas, na década de 1980.

Em tribunal, Mille defendeu que a falsificação de provas e uma “deliberada informação errada prestada ao Parlamento, ao sistema judicial e ao público são um ataque insuportável à lei”.

[sc name=”assina” by=”ZAP” url=”” source=””]