Um juiz do Tribunal de Torres Novas foi sancionado com a transferência para outra comarca e com a perda de 60 dias de antiguidade por ter insultado uma escrivã.

O caso é relatado pelo Correio da Manhã, que teve acesso ao acórdão do Supremo Tribunal de Justiça, emitido no fim de Março passado, confirmando a decisão tomada em primeira instância pelo Conselho Superior da Magistratura.

O caso remonta a Setembro de 2013, quando o juiz terá reagido de forma exaltada perante a escrivã por esta se ter esquecido de notificar testemunhas no âmbito de um processo. A reacção foi tão intensa que terá mesmo motivado o desmaio da funcionária, refere o jornal.

“Exaltado e em tom de voz elevado, disse-lhe que era mais incompetente que os incompetentes que por aqui passaram e mais burra que os burros“, refere-se no acórdão citado pelo Correio da Manhã.

“O magistrado é considerado uma pessoa de mau trato, que gera medo e apreensão junto daqueles que com ele trabalham”, acrescenta o documento segundo o mesmo diário.

O juiz, que nega os factos, foi assim castigado à transferência para outro tribunal e à perda de 60 dias de antiguidade.

ZAP