José Goulão / Flickr

Ex-primeiro ministro e líder do PS, José Sócrates

José Sócrates poderá vir a ser acusado do crime de tráfico de influências. O ex-primeiro-ministro é, actualmente, suspeito de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção.

O jornal Correio da Manhã adianta que o Tribunal da Relação aponta também para a possibilidade da existência do crime de “tráfico de influências”, constatando que os juízes desembargadores estarão a considerar imputar a José Sócrates mais um crime, no âmbito da Operação Marquês.

Entretanto, o comentador Marcelo Rebelo de Sousa considera que a detenção de José Sócrates é boa para o Partido Socialista.

“É mau para José Sócrates, é evidente, mas imagine que ele saía. Passava a ser tema de campanha eleitoral”, considerou o professor no seu habitual espaço de comentário na TVI.

Marcelo Rebelo de Sousa nota ainda que “no PSD, há muito boa gente que pensa que vão ser arguidos outros membros do governo de José Sócrates”. Uma circunstância que seria explorada pelo PSD, atira o comentador.

“Se um antigo ministro, um ex-secretário de Estado são constituídos arguidos, então o PSD passa a ter aqui um palco de campanha política. Isto já não é o homem é a governação”, atesta Marcelo Rebelo de Sousa.

ZAP